ONU alerta para dezenas de milhares de deslocados em Moçambique

O Programa Alimentar Mundial (PAM), das Nações Unidas, alertou hoje que dezenas de milhares de pessoas abandonaram as suas casas e precisam de ajuda em Moçambique, lembrando também os 113 mil deslocados em Cabo Delgado desde dezembro.

ONU alerta para dezenas de milhares de deslocados em Moçambique

Em declarações citadas pela agência espanhola de notícias, a EFE, a representante do PAM em Moçambique, Antonella d’Aprile, salientou também que a tempestade tropical severa Filipo afetou 50 mil pessoas, agravando a crise neste país lusófono africano.

Ao mesmo tempo, o país, como outros da região, sofreu em janeiro e fevereiro as piores secas dos últimos 40 anos, devido à influência do fenómeno climático El Niño, que arruinou muitas colheitas, acrescentou.

“Os impactos climáticos surgem numa altura em que as operações do PAM no norte já eram dificultadas pelo conflito e pela insegurança”, disse a responsável, referindo que 63% dos deslocados pelos combates em Cabo Delgado são crianças.

A tempestade Filipo, acompanhada por ventos com velocidades superiores a 120 quilómetros por hora a 12 e 13 de março, destruiu total ou parcialmente mais de 10.000 casas e também danificou estradas, linhas elétricas e instalações sanitárias, disse D’Aprile.

No final do ano passado, a ONU apelou à comunidade internacional para doar 413 milhões de dólares, cerca de 380 milhões de euros, para as necessidades humanitárias de Moçambique em 2024, mas até agora só recebeu 6% desses fundos dos doadores.

A tempestade atingiu o sul de Moçambique – além de Maputo, também as províncias de Inhambane e Gaza – durante 48 horas, obrigando pelo menos 14.000 pessoas a deixarem as casas, provocando danos em 29 escolas, 19 centros de saúde e em 2.874 casas, segundo um balanço feito na quinta-feira pelo Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres.

Moçambique é considerado um dos países mais severamente afetados pelas alterações climáticas no mundo, enfrentando ciclicamente cheias e tempestades tropicais durante a época chuvosa, que decorre entre outubro e abril.

MBA (PVJ) // JMC

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS