Novo líder da região timorense de Oecussi dá prioridade a abastecimento de água e preço da luz

O novo presidente da Autoridade da Região Administrativa Especial de Oecussi, Rogério Lobato, definiu como prioridades do seu mandato o abastecimento de água e a diminuição do preço de eletricidade naquele enclave timorense

Novo líder da região timorense de Oecussi dá prioridade a abastecimento de água e preço da luz

Num discurso proferido durante a cerimónia de tomada de posse, Rogério Lobato considerou o fornecimento de água potável e a redução do preço da eletricidade fundamentais para “facilitar os investimentos que visem a industrialização” daquele enclave timorense, situado no lado indonésio da ilha.

Outras prioridades de Rogério Lobato vão ser a “atribuição de títulos de propriedades para facilitar o acesso da população ao crédito bancário”, bem como a construção “acelerada” de infraestruturas e estradas e o reforço dos setores da educação, saúde, agricultura, pecuária e pesca.

“O setor do turismo e da indústria de hospitalidade constituirão alvos importantes que a região deverá perseguir”, salientou.

O novo presidente da Autoridade da Região Administrativa Especial de Oecussi defendeu também que o enclave timorense tem uma posição geográfica para “atrair investimentos estrangeiros”.

“Possui uma posição geográfica favorável para atrair investimentos estrangeiros substanciais, se soubermos agir com perspicácia e inteligência” e “além desta vantagem, mesmo sendo pequeno em tamanho, é um território que possui recursos naturais com alguma importância económica”, disse Rogério Lobato, na cerimónia de tomada de posse.

Na mesma cerimónia, onde participou o primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, foi também dada posse a João Mendes Gonçalves para liderar a comissão executiva que vai estabelecer a Zona Económica de Desenvolvimento Especial em Oecussi.

MSE // VQ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS