Montenegro prometeu em Bruxelas rapidez na execução do PRR e espera nova tranche este mês

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, garantiu hoje à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, rapidez na execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para “recuperar atrasos”, esperando nova tranche ao país no final deste mês.

Montenegro prometeu em Bruxelas rapidez na execução do PRR e espera nova tranche este mês

“Eu espero que não [se percam verbas], embora saibamos que alguns compromissos que o Governo português [cessante] assumiu que não estão ainda cumpridos, que já foram causa de atraso no desembolso de algumas tranches e sabemos que haverá uma que estará disponibilizada no final deste mês de março”, declarou Luís Montenegro.

“Espero que não haja nenhum problema quanto ao cumprimento dos compromissos que ainda dependem exclusivamente do Governo que está em funções” para receber essa próxima verba, acrescentou, falando aos jornalistas portugueses em Bruxelas após uma reunião de cerca de 15 minutos com Ursula von der Leyen, a líder da instituição e também cabeça de lista do Partido Popular Europeu (PPE) às eleições europeias.

Luís Montenegro disse ter transmitido à responsável “questões específicas, como se tentar recuperar os atrasos que há na execução do PRR”.

“Foi uma das matérias que esteve em cima da mesa na conversa que tivemos hoje e que será um ponto fundamental da nossa ação depois de assumirmos o Governo. Às vezes, dá-se um panorama muito otimista sobre alguns dossiês e esse é um deles, [mas] a verdade é que há atrasos que nunca foram recuperados e há também o desejo que tenho de podermos usar esse impulso de financiamento para podermos dinamizar a nossa atividade económica por forma a termos um ciclo de crescimento mais duradouro e podermos atrair e reter talento em Portugal”, elencou.

O primeiro-ministro indigitado está em Bruxelas para participar na cimeira do PPE. Após um encontro com o primeiro-ministro cessante, António Costa, para troca de cumprimentos, Luís Montenegro vai encontrar-se mais tarde, com a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, também do PPE.

 

ANE/AFE // ACL

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS