Modi promete investigação sobre assassinato de líder sikh nos EUA

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, prometeu hoje abrir uma investigação sobre a tentativa de assassínio de um ativista e líder da minoria sikh nos Estados Unidos, de que é acusado um agente do Governo indiano.

Modi promete investigação sobre assassinato de líder sikh nos EUA

Depois do assassínio do líder independentista sikh Hardeep Singh Nijjar, no Canadá, ter desencadeado em setembro uma crise diplomática com Otava, o novo caso nos Estados Unidos tornou-se um fator de tensão entre o governo Modi e Washington.

Modi afirmou em entrevista ao Financial Times que o caso “será investigado” pelas autoridades e que já foi criada uma comissão para o efeito.

O primeiro-ministro indiano sublinhou ainda que estes “pequenos incidentes” não devem provocar um “descarrilamento das relações bilaterais” entre os Estados Unidos e a Índia.

Esta é a primeira vez que o líder indiano se pronuncia sobre o tema desde que, no mês passado, os procuradores norte-americanos acusaram um agente do Governo indiano de participar num plano para assassinar um líder separatista da minoria sikh, identificado como Gurpatwant Pannun.

“Se alguém nos der informações sobre este assunto, iremos definitivamente analisá-las”, afirmou, acrescentando que as relações com Washington continuam saudáveis.

“Se um dos nossos cidadãos tiver feito algo de bom ou de mau, estamos prontos a investigar. Estamos empenhados no Estado de Direito”, adiantou.

Narendra Modi acrescentou ainda que existe um grande interesse em “melhorar as relações entre a Índia e os EUA”, o que é um “indicador claro de que se trata de uma aliança estável e madura”.

Modi recordou, no entanto, que as autoridades indianas consideram alguns ativistas sikh como “terroristas” e apelou à prevenção de “alguns incidentes” que possam conduzir a um agravamento das relações bilaterais.

O assassinato de um líder sikh em solo canadiano desencadeou uma crise diplomática entre a Índia e o Canadá.

O Canadá afirmou ter provas que apontam para o envolvimento das autoridades indianas na morte do líder separatista.

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, afirmou hoje ter constatado uma mudança na posição da Índia após a intervenção dos EUA.

“Penso que estão a começar a compreender que não se podem escapar com arrogância e que há uma vontade de se envolverem, quando dantes eram talvez menos recetivos”, afirmou Trudeau.

“Há um entendimento de que o simples ataque contra o Canadá pode não fazer desaparecer o problema”, acrescentou.

A acusação do Departamento de Defesa dos EUA é muito mais pormenorizada do que a acusação no Canadá, significando que a investigação está numa fase mais avançada em solo norte-americano.

JAZF/PDF // PDF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS