Ministros das Finanças da UE apoiam Kristalina Georgieva para segundo mandato no FMI

Os ministros das Finanças da União Europeia, hoje reunidos em Bruxelas, decidiram apoiar a economista búlgara Kristalina Georgieva para um segundo mandato à frente do Fundo Monetário Internacional, foi hoje anunciado.

Ministros das Finanças da UE apoiam Kristalina Georgieva para segundo mandato no FMI

“Os ministros da UE acordaram em apoiar conjuntamente Kristalina Georgieva para um segundo mandato como diretora-geral do FMI”, indicou uma fonte comunitária, precisando que a decisão foi tomada esta manhã pelos governantes com as pastas das Finanças, num Conselho em Bruxelas que é conjunto com os titulares das pastas dos Assuntos Sociais e Trabalho.

Esta decisão foi depois confirmada pelo ministro belga das Finanças, Vincent Van Peteghem, que detém a presidência rotativa do Conselho da UE, após ter constatado o apoio político à sua durante um pequeno-almoço informal dos ministros europeus da tutela.

“Tenho o prazer de anunciar que todos os Estados-membros europeus manifestaram o seu apoio a Kristalina”, afirmou o governante belga, considerando este apoio unânime da UE como “um sinal claro de confiança” na responsável, “mas também da importância do seu cargo no FMI”.

Vincent Van Peteghem sublinhou ainda a “forte liderança” demonstrada pela economista búlgara nos últimos dois anos, nomeadamente “durante uma crise sem precedentes” causada pela pandemia de covid-19.

O atual mandato economista búlgara de 70 anos como diretora-geral do FMI, iniciado em outubro de 2019, termina em setembro próximo, mas Kristalina Georgieva já havia manifestado vontade de cumprir um segundo.

Durante os seus primeiros cinco anos à frente da instituição sediada em Washington, lidou com crises com a da covid-19 e, mais recentemente, as causadas pela fragmentação comercial e geopolítica.

Antes de ingressar no FMI, Kristalina Georgieva foi diretora-executiva do Banco Mundial, entre 2017 e 2019.

ANE // MSF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS