Militares da Bielorrússia autorizados a usar armas de fogo contra civis

As Forças Armadas da Bielorrússia vão ser autorizadas a usar armas de fogo contra civis no exercício das funções, anunciou hoje o chefe de Estado, Alexander Lukashenko, no quadro das alterações aos regulamentos militares do país.

Militares da Bielorrússia autorizados a usar armas de fogo contra civis

No documento refere-se que a utilização de armas contra cidadãos “será permitida mesmo em caso de infrações administrativas” e que estão incluídas “armas de fogo e equipamento militar especial”.

As alterações também retiram a responsabilidade aos militares pelos disparos, desde que sejam efetuados “em conformidade com os requisitos estipulados nos regulamentos sobre a utilização de armas”, afirmou Lukashenko, citado pela Radio Free Europe/Radio Liberty.

Lukashenko assinou anteriormente alterações à lei que rege as ações das Forças de Segurança do Estado, que já estipulava que as tropas bielorrussas são autorizadas a utilizar armas contra mulheres, crianças e pessoas com deficiência em caso de “resistência armada, ataque armado ou de grupo ou outras ações que ponham em perigo a vida ou a saúde das pessoas”.

 

PSP // APN

Lusa/fim

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS