Milhares de pessoas manifestam-se em Berlim contra o racismo e a extrema-direita

Milhares de pessoas reuniram-se hoje em frente ao parlamento alemão, no centro de Berlim, para protestarem contra o racismo e os movimentos de extrema-direita, estando previstas mais manifestações pacíficas em todo o país.

Milhares de pessoas manifestam-se em Berlim contra o racismo e a extrema-direita

Segundo relata a agência AFP, a praça onde se localiza o edifício do ‘Reichstag’ estava repleta de manifestantes, gritando palavras de ordem como “todos juntos contra o fascismo”.

O protesto, que congrega mais de 1.500 organizações, foi transmitido através do Youtube.

Eram esperadas até 100 mil pessoas, segundo a polícia citada pela rádio RBB, adiantando que foram destacados cerca de 700 agentes para o local.

“Seja em Eisenah, Homburg ou Berlim, estão reunidos muitos cidadãos para se manifestarem contra o esquecimento, o ódio e a incitação ao ódio. É um sinal forte para a democracia e a nossa Constituição, indicou o chanceler alemão, Olaf Scholz, na rede social X (Antigo Twitter).

Num contexto de abrandamento económico e de inflação, o partido anti-imigração e antissistema Alternativa para a Alemanha (AfD) continua a subir nas sondagens, a poucos meses de três importantes eleições regionais no leste do país.

FAC // JPS

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS