Marcelo aponta a renovação como o maior desafio da democracia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje que o maior desafio para a democracia é a sua renovação, alertando para o perigo se se estar a perder terreno internamente, comparando com outras democracias.

Marcelo aponta a renovação como o maior desafio da democracia

“A democracia tem que se construir todos os dias” e quando esse “desafio diário” não é cumprido “está-se a perder terreno internamente comparativamente a outras democracias”, afirmou hoje o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Em Óbidos, onde presidiu às comemorações dos 50 anos da reunião conspirativa realizada pelo Movimento dos Capitães naquela vila, o presidente vincou a necessidade de renovação da democracia, lamentando que embora os jovens sejam muito participativos nas áreas culturais, ambientais e sociais, “infelizmente [não o são] em centros de decisão política, ou administrativa ou económica, como no futuro se espera que sejam”.

Lembrando ter aos 20 anos “votado uma Constituição”, o Presidente criticou que atualmente haja cargos decisórios vedados a pessoas por serem consideradas “muito novas”, e admitiu como “uma hipótese bastante plausível” convidar um jovem para o Conselho de Estado “se houver essa oportunidade”.

“Não podemos deixar envelhecer a democracia” sublinhou, apontando como “crucial” o papel “da mulher, dos jovens e dos imigrantes, que são 700 mil, vários com dupla nacionalidade e praticamente não há nenhum, ou há muito poucos em posições políticas e administrativas importantes”.

O Presidente falava em Óbidos, à margem da comemoração dos 50 anos da reunião de Óbidos, promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril.

DA// SF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS