Maputo recebeu 14 navios de cruzeiro em 2023 e conta com nove escalas até maio

O porto de Maputo recebeu em 2023 um total de 14 navios de cruzeiro, com mais de 16 mil turistas, e este ano, até maio, o calendário prevê nove escalas, indicam dados oficiais a que a Lusa teve hoje acesso.

Maputo recebeu 14 navios de cruzeiro em 2023 e conta com nove escalas até maio

De acordo com o relatório de execução orçamental de 2023 do Ministério da Economia e Finanças, “no âmbito da divulgação de Moçambique como destino turístico, destaca-se a receção de 14 cruzeiros que escalaram o porto de Maputo”.

“Provenientes da Ásia, Europa e África Austral com um total de 16.167 passageiros, tendo permitido o desembarque de 4.900 passageiros que se beneficiaram de visitas a locais turísticos e da gastronomia típica moçambicana”, lê-se no relatório.

O calendário de cruzeiros do porto de Maputo, consultado pela Lusa, prevê nove escalas de navios entre janeiro e 04 de maio.

O relatório de execução orçamental refere igualmente que no contexto da promoção do turismo “entraram em funcionamento 268 novos empreendimentos turísticos” em Moçambique, durante o ano passado, dos quais 107 para alojamento, 141 de restauração e bebidas e 20 agências.

Estes empreendimentos geraram “cerca de 3.987 postos de emprego no setor hoteleiro”, acrescenta.

PVJ // EJ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS