Mais de cem pessoas detidas em concentrações de homenagem a Navalny

Mais de cem pessoas foram detidas em diversas concentrações na Rússia em memória do opositor Alexei Navalny, que morreu na prisão na sexta-feira, anunciou hoje a organização não-governamental OVD-Info.

Mais de cem pessoas detidas em concentrações de homenagem a Navalny

Segundo a contabilização publicada hoje na sua página eletrónica, “mais de 101 pessoas foram detidas em dez cidades, a maioria das quais em São Petersburgo”.

Ao longo da noite, tributos florais a Navalny colocados junto a vários memoriais foram removidos por grupos de desconhecidos enquanto a polícia observava, revelam vídeos e fotografias colocados nas redes sociais.

Em Moscovo, os tributos foram retirados de um memorial junto à sede dos serviços de segurança russos, mas de manhã já havia novamente flores no local.

No sábado, a polícia bloqueou o acesso a um memorial na cidade siberiana de Novosibirsk e deteve várias pessoas, segundo a OVD-Info.

O opositor russo Alexei Navalny, um dos principais críticos de Vladimir Putin, morreu na prisão, segundo o serviço penitenciário federal da Rússia.

Navaly, 47 anos, estava numa prisão no Ártico, para cumprir uma pena de 19 anos de prisão sob “regime especial” e, segundo aqueles serviços, sentiu-se mal depois de uma caminhada e perdeu a consciência.

Até ao momento, a equipa de Navalny não confirmou esta informação, mas destacados dirigentes ocidentais e os apoiantes do opositor responsabilizam o presidente russo, Vladimir Putin, pela sua morte.

FPA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS