Lula defende que Petrobras não deve pensar apenas nos acionistas

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, defendeu segunda-feira que a maior empresa brasileira, a petrolífera Petrobras, não deve apenas pensar nos acionistas, na sequência da polémica instalada na empresa depois de uma redução nos dividendos.

Lula defende que Petrobras não deve pensar apenas nos acionistas

“A Petrobras tem que pensar no investimento, em pensar em 200 milhões de brasileiros que são donos dessa empresa ou são sócios dessa empresa”, disse o chefe de Estado brasileiro, em entrevista ao SBT.

“Se eu for atender apenas a choradeira do mercado, você não faz nada”,acrescentou, sublinhando que a empresa tem de “pensar também em 200 milhões de brasileiros que são sócios dessa empresa”.

Na semana passada, o Conselho de Administração da Petrobras decidiu pagar apenas os dividendos mínimos e transferir para um fundo de reserva o valor (oito mil milhões de euros) que seria distribuído de forma extraordinária aos acionistas.

De acordo a petrolífera brasileira, essa decisão garante que a empresa tenha uma reserva financeira para remunerar os investidores no futuro.

A decisão da petrolífera de minimizar os dividendos provocou uma forte queda das ações da empresa nas bolsas de São Paulo, Madrid e Nova Iorque.

No ano passado a empresa registou um lucro líquido de 124,606 mil milhões de reais (23,06 mil milhões de euros), menos 33,8% do que o lucro recorde de 2022.

Apesar dessa redução, o lucro foi o segundo maior da história da empresa.

 

MIM // RBF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS