Líder do Hamas no Egito para conversações sobre guerra em Gaza

O líder do Hamas chegou hoje ao Cairo para manter conversações sobre a situação na Faixa de Gaza, declarou o grupo palestiniano, quando Israel e o movimento islamita estão a mostrar sinais favoráveis para uma nova trégua na guerra.

Líder do Hamas no Egito para conversações sobre guerra em Gaza

Ismail Haniya, que está baseado no Qatar, chegou ao Cairo “para discussões com autoridades egípcias sobre os desenvolvimentos da agressão sionista na Faixa de Gaza e muitas outras questões”, sublinhou o Hamas num comunicado.

Na terça-feira, uma fonte do grupo palestiniano disse à agência de notícias AFP que Haniya se deveria encontrar com o responsável dos serviços de informação egípcios, Abbas Kamel, com o objetivo de discutir “o fim da agressão e da guerra, a preparação de um acordo de libertação de prisioneiros e o fim do cerco imposto à Faixa de Gaza”.

Uma fonte do grupo islamita Jihad Islâmica palestiniana disse hoje à AFP que o líder deste movimento armado, o segundo maior na Faixa de Gaza, Ziyad al-Nakhala, também viajaria para o Cairo no início da próxima semana.

O Presidente de Israel, Isaac Herzog, declarou na terça-feira que Israel estava “pronto para uma nova pausa e uma ajuda humanitária adicional com a intenção de permitir a libertação dos reféns” israelitas.

Durante uma reunião com as famílias dos reféns na terça-feira, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, explicou que havia enviado recentemente “o chefe da Mossad [serviços de informação de Israel] à Europa, por duas vezes, para promover um processo de libertação”.

O Egito e o Qatar contribuíram para as negociações que conduziram a uma trégua de uma semana no final de novembro, durante a qual 80 israelitas que estavam a ser mantidos como reféns na Faixa de Gaza foram trocados por 240 palestinianos presos em Israel.

Antes de chegar ao Cairo, Ismail Haniya encontrou-se em Doha, capital do Qatar, com o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, segundo imagens divulgadas por Teerão.

Após o ataque do Hamas em 07 de outubro, com mais de 1.200 mortos e mais de 240 sequestrados, Israel declarou guerra ao movimento palestiniano e lançou uma ofensiva militar por terra, mar e ar no enclave.

A operação já provocou mais de 19.600 mortos, na maioria civis, e 52.500 feridos segundo o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, controlado pelo Hamas, e cerca de 1,9 milhões de deslocados, de acordo com a ONU.

CSR // APN

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS