Kiev reclama ter abatido mais dois aviões de combate russos

A Força Aérea ucraniana reivindicou hoje o abate de dois caças-bombardeiros russos Su-34, depois de ter comunicado a destruição de um outro avião de combate da Rússia, no leste da Ucrânia.

Kiev reclama ter abatido mais dois aviões de combate russos

“Parece que eles não sabem mas (os pilotos russos) não estão a tirar conclusões. Mais dois Su-34 dos ocupantes (Rússia) foram destruídos nas frentes de Avdivka e Mariupol hoje por volta das 09:00 (07:00 em Lisboa)”, escreveu o comandante da Força Aérea Mikola Oleshchuk nas redes sociais.

Pouco depois, o comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Oleksandr Sirski, confirmou a notícia também através das redes sociais.

“Após operações de combate bem-sucedidas contra aeronaves inimigas na noite de 29 de fevereiro, foram destruídos mais dois caças-bombardeiros russos Su-34 nas áreas de Avdivka e Mariupol”, disse.

Na terça-feira, as forças ucranianas reclamaram ter abatido dois Su-34 em 24 horas, sendo que nas semanas anteriores Kiev reclamou ter abatido dois Su-35.

A Rússia utiliza estes caças-bombardeiros para atacar posições ucranianas, apoiando as tropas terrestres russas.

Em 23 de fevereiro, a Ucrânia abateu um avião espião russo A-50 sobre o Mar de Azov, um aparelho que deteta sistemas de defesa aérea e coordena alvos para a Força Aérea russa graças ao sistema de radar de longo alcance.

A Força Aérea da Ucrânia reclama ter abatido 13 aeronaves de combate da Rússia, de vários tipos, desde o princípio do mês. 

Por outro lado, o Exército da Rússia disse hoje ter neutralizado o desembarque de forças especiais de Kiev na região de Kherson, alegando ter matado “até 25 soldados” e capturado um militar.

Entretanto, Vladimir Putin manifestou hoje satisfação face ao que disse serem progressos realizados pelas tropas russas na Ucrânia, que “obtiveram vários êxitos nas últimas semanas contra as forças de Kiev”, que se encontram na defensiva e com poucas munições.

“As capacidades militares das Forças Armadas (russas) foram multiplicadas. Estão a avançar com confiança em várias direções” na linha da frente, declarou o Presidente russo num discurso à ao país.

 

PSP

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS