Japão retoma financiamento da agência da ONU para refugiados palestinianos

A ministra dos Negócios Estrangeiros do Japão, Yoko Kamikawa, anunciou que o país vai retomar o financiamento da Agência da ONU de Assistência aos Refugiados da Palestina no Médio Oriente, suspenso em janeiro por alegados vínculos ao movimento islamita palestiniano Hamas

Japão retoma financiamento da agência da ONU para refugiados palestinianos

Tóquio, 02 abr 2024 (Lusa) – O Japão anunciou hoje que vai retomar o financiamento da Agência da ONU de Assistência aos Refugiados da Palestina no Médio Oriente (UNRWA), suspenso em janeiro por alegados vínculos ao movimento islamita palestiniano Hamas.

“A UNRWA está a tomar medidas para melhorar a gestão. Em resposta, decidimos levantar a suspensão temporária do financiamento e prestar apoio. A situação humanitária na Palestina é urgente e o envolvimento da UNRWA na assistência é essencial”, disse a ministra dos Negócios Estrangeiros japonesa.

Yoko Kamikawa anunciou em conferência de imprensa a entrega, em breve, de uma contribuição de cerca de 33 milhões de euros, que estava prevista para o ano fiscal de 2023, que terminou a 31 de março no Japão.

A decisão do Japão surge depois de Kamikawa se ter reunido com o comissário-geral da UNRWA, Philippe Lazzarini, no final do mês passado, para conhecer os processos de verificação e melhoria da gestão na UNRWA, numa avaliação que as autoridades japonesas consideraram positiva.

Em janeiro, Tóquio suspendeu a ajuda à UNRWA, depois de Israel ter acusado vários funcionários da agência de alegadas ligações ao Hamas, que é considerado como uma organização terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia.

Ao retirar o financiamento, o Japão pediu “uma investigação formal”, sublinhando o “papel essencial” da agência na prestação de serviços de saúde, cuidados médicos, educação e alimentação a milhões de refugiados palestinianos, especialmente na Faixa de Gaza.

Com mais de 30 mil funcionários, a UNRWA é a maior organização na Faixa de Gaza, exterior ao governo do enclave, sob controlo do Hamas desde 2007.

A guerra entre Israel e o Hamas, em curso há quase seis meses, deslocou a maior parte da população de Gaza e colocou um terço dos habitantes à beira da fome.

EJ // VQ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS