Japão quer atrair 820 mil trabalhadores qualificados estrangeiros nos próximos cinco anos

O Japão quer atrair 820 mil trabalhadores imigrantes nos próximos cinco anos, o dobro da quota anterior, numa altura em que aumenta a necessidade de mão de obra qualificada para diferentes setores da economia.

Japão quer atrair 820 mil trabalhadores qualificados estrangeiros nos próximos cinco anos

Este número foi apresentado no âmbito do programa governamental de mão de obra qualificada para o período que começa em abril próximo e termina em março de 2029, destinado a trabalhadores estrangeiros com formação especializada e conhecimentos da língua japonesa.

O novo contingente foi aprovado, na quarta-feira, pelo grupo de trabalho do Partido Liberal Democrático (PLD, no poder), que, apesar de manter uma posição pública muito conservadora em relação à imigração, tem vindo a aumentar nos últimos anos as quotas permitidas para a entrada de trabalhadores estrangeiros em setores específicos.

Esta é uma tentativa de resolver a escassez de mão de obra que afeta vários setores da economia japonesa, desde cuidados de saúde e de idosos até agricultura, construção, automóveis e semicondutores.

A escassez de trabalhadores afeta particularmente as zonas rurais e as zonas afastadas das principais áreas metropolitanas do país, devido ao rápido declínio e envelhecimento demográfico do Japão e à tendência da população para se concentrar nas grandes cidades.

No entanto, também outros países da região Ásia-Pacífico, incluindo a Coreia do Sul e a Austrália, procuram atrair trabalhadores qualificados, deixando o Japão em desvantagem devido a uma moeda (iene) desvalorizada e salários não competitivos.

O Governo japonês tinha fixado uma quota máxima de 345 mil imigrantes para participar no programa de trabalhadores estrangeiros qualificados, lançado entre 2019 e este ano, mas só conseguiu recrutar 200 mil, de acordo com dados oficiais.

Em outubro, o número de trabalhadores estrangeiros residentes ultrapassou pela primeira vez os dois milhões no Japão, que tem vindo a registar máximos anuais na população de assalariados estrangeiros desde 2013.

O número é 12,4% superior ao registado no ano anterior. O principal país de origem dos trabalhadores estrangeiros residentes no Japão é o Vietname, seguido de China, Filipinas e Nepal.

EJ // SB

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS