Japão com orçamento recorde na Defesa para reforçar armamento

O Governo japonês prevê uma despesa recorde na Defesa de 7,7 biliões de ienes (49,19 mil milhões de euros) em 2024, como parte da estratégia de rearmamento do Japão no atual contexto de tensões naquela região, foi hoje divulgado.

Japão com orçamento recorde na Defesa para reforçar armamento

O executivo nipónico aprovou hoje um projeto de orçamento da Defesa para 2024, que ainda tem de ser ratificado pelo parlamento nacional.

Esta verba representa um aumento de 13% em relação ao atual ano fiscal japonês (que começou em abril passado e terminará em março de 2024), e a novidade que mais se destaca é o desenvolvimento interno de mísseis de longo alcance.

O orçamento militar previsto aumenta as despesas militares do Japão neste domínio para um nível próximo do objetivo de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) dos países membros da NATO, uma organização com a qual o Japão reforçou recentemente a sua colaboração.

O orçamento inclui uma provisão para a produção interna de mísseis de longo alcance com um alcance até 3.000 quilómetros, bem como para o desenvolvimento de mísseis hipersónicos e para a produção de versões melhoradas dos mísseis anti-navio do Japão.

Inclui ainda 64 mil milhões de ienes (408 milhões de euros) para o desenvolvimento conjunto de um caça de nova geração com o Reino Unido e a Itália, um projeto que deverá estar concluído em 2035.

Além de aprovar o projeto de orçamento, o Governo deu hoje luz verde a uma nova flexibilização dos regulamentos que restringem o intercâmbio de equipamento e tecnologia militar com outros países, o que lhe permitirá avançar com projetos de cooperação com nações aliadas, como o já referido projeto dos caças.

O Japão, cuja Constituição limita o uso da força militar a situações exclusivamente defensivas, não dispunha anteriormente de mísseis com um alcance superior a 1.000 quilómetros, mas decidiu expandir estas capacidades para poder executar “contra-ataques” em território inimigo, de acordo com as suas novas diretrizes.

Com estas novas capacidades, o Japão espera ganhar poder de dissuasão face às ameaças crescentes da Coreia do Norte e da China, países que desenvolveram significativamente a sua tecnologia de mísseis nos últimos anos.

No entanto, o Governo japonês ainda não decidiu como é que este aumento substancial do orçamento será financiado, algo que se espera que aconteça com aumentos progressivos de impostos nos próximos anos e que deu origem a um amplo debate político no Japão.

No ano fiscal em curso, o Japão iniciou um período de cinco anos em que planeia expandir significativamente as suas capacidades militares, com despesas combinadas que ascendem a 43 biliões de ienes (274 mil milhões de euros).

JH // SCA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS