Israel não quer agência da ONU para refugiados palestinianos em Gaza após a guerra

Israel não quer que a agência da ONU para refugiados palestinianos (Unrwa) desempenhe qualquer papel em Gaza, após o fim da guerra, indicou hoje Israel Katz, ministro dos Negócios Estrangeiros, depois de acusações de colaboração no ataque do Hamas.

Israel não quer agência da ONU para refugiados palestinianos em Gaza após a guerra

Num comunicado, citado pela AFP, o governante disse que Israel quer “garantir que a Unrwa não fará parte” da solução para o território palestiniano após a guerra com o Hamas, esperando “parar” todas as atividades da agência.

Hoje, Austrália e Canadá suspenderam o financiamento à Unrwa, na sequência das acusações de Israel de que funcionários poderiam estar envolvidos no ataque do Hamas de 7 de outubro.

Na sexta-feira, os Estados Unidos anunciaram que iriam “suspender temporariamente” todos os futuros financiamentos à agência da ONU que está no centro da distribuição de ajuda aos civis na Faixa de Gaza, sob fogo dos combates entre Israel e o Hamas. 

A Unrwa já tinha anunciado na sexta-feira que tinha recebido informações de Israel sobre o “alegado envolvimento de vários dos seus funcionários” no ataque.

“A fim de proteger a capacidade da agência de prestar ajuda humanitária, decidi rescindir imediatamente os contratos destes funcionários e abrir um inquérito”, declarou o diretor da agência, Philippe Lazzarini, em comunicado.

“Qualquer funcionário que tenha estado envolvido em atos de terrorismo será responsabilizado, incluindo através de processos judiciais”, prometeu.

 

ALN (PJA) // ZO

Lusa/Fim

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS