Israel discute no Cairo nova trégua na Faixa de Gaza e libertação de reféns

Uma delegação israelita discutiu hoje no Cairo uma trégua de 21 a 30 dias na Faixa de Gaza através da troca de reféns detidos pelo grupo islamita Hamas por prisioneiros palestinianos, segundo fontes egípcias citadas pela agência EFE.

Israel discute no Cairo nova trégua na Faixa de Gaza e libertação de reféns

As fontes ligadas ao setor da segurança egípcia, que pediram anonimato à agência espanhola, salientaram que as negociações se concentraram na libertação de cerca de 40 reféns civis — sobretudo idosos, feridos, mulheres e menores — em troca de centenas de prisioneiros palestinianos e um cessar-fogo na Faixa de Gaza por um período entre 21 e 30 dias.

Durante as conversações, nas quais participou o chefe dos serviços de informações egípcios, Abbas Kamel, também foi discutida “a retirada das unidades do Exército israelita do centro da Faixa de Gaza em direção à fronteira”, bem como o aumento da ajuda humanitária no enclave palestiniano.

Além disso, foi levantada a possibilidade do “regresso de uma série de pessoas deslocadas” para o norte da Faixa, depois de mais de 85% dos habitantes terem sido forçados a abandonar as suas casas desde o início da guerra, há três meses, e perante a ameaça de deslocamento forçado da população para fora do território

As fontes citadas pela EFE indicaram que as negociações concentram-se nas “características dos prisioneiros palestinianos” que seriam libertados por Israel, ao mesmo tempo que apontaram que todos eles teriam um “perfil discreto”.

A ser concluído, este acordo seria seguido por outro para libertar todos os reféns na Faixa de Gaza em troca de mais prisioneiros palestinianos.

HB // PDF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS