Israel: Casa Branca aprova nova venda de armamento sem passar pelo Congreso

A administração do Presidente dos Estados Unidos aprovou uma venda de armas a Israel, de mais de 147 milhões de dólares (133 milhões de euros), pela segunda vez, este mês, sem passar pelo Congresso.

Israel: Casa Branca aprova nova venda de armamento sem passar pelo Congreso

“Dada a urgência das necessidades defensivas de Israel”, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, notificou o Congresso da existência de uma emergência que exigia “a aprovação imediata da transferência”, disse aos jornalistas um porta-voz do gabinete.

Blinken autorizou a venda de equipamento variado necessário para operar os projéteis de 155 milímetros anteriormente adquiridos pelo governo do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

Esta qualificação “de emergência” significa que a venda não está sujeita à aprovação dos legisladores, como é habitual nos casos de transferência de armas para países estrangeiros.

Blinken tomou uma decisão semelhante, a 09 de dezembro, para autorizar a venda dos projéteis de 155 milímetros.

Há meses que o governo norte-americano pede ao Congresso que aprove um pacote de ajuda militar que inclui 61 mil milhões de dólares (55 mil milhões de euros) para a Ucrânia e cerca de 15 mil milhões (13,6 mil milhões de euros) para Israel.

Isto apesar da posição cada vez mais crítica da Casa Branca em relação ao elevado número de vítimas civis do conflito entre Israel e o movimento islamita Hamas.

Em 07 de outubro, comandos do Hamas lançaram um ataque terrorista em solo israelita, durante o qual mataram 1.139 pessoas, na maioria civis, de acordo com o mais recente balanço das autoridades israelitas.

Cerca de 250 pessoas foram também sequestradas nesse dia e levadas para Gaza, 129 das quais se encontram ainda em cativeiro pelo movimento, no poder no enclave palestiniano desde 2007.

Israel declarou guerra ao Hamas e nos bombardeamentos na Faixa de Gaza já morreram mais de 21.500 pessoas, na maioria civis, disse o Hamas.

EJ // EJ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS