Irão acusa EUA de aumentar instabilidade no Médio Oriente com ataques no Iémen ?

O Irão acusou hoje os Estados Unidos e o Reino Unido de fomentarem a instabilidade no Médio Oriente com os ataques aos seus aliados Huthis do Iémen, considerando que as ações mostram apoio aos crimes de guerra de Israel.

Irão acusa EUA de aumentar instabilidade no Médio Oriente com ataques no Iémen 
?

“Com estes ataques, os Estados Unidos e o Reino Unido procuram aumentar as tensões e a crise na região e expandir o âmbito da guerra e da instabilidade”, afirmou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Naser Kananí, num comunicado hoje divulgado.

O diplomata referiu ainda que os ataques de Washington e Londres contra os Huthis mostram o “total apoio aos crimes de guerra e ao genocídio do regime sionista [de Israel] em Gaza e na Cisjordânia”.

Os Estados Unidos da América (EUA) e o Reino Unido bombardearam no dia 18 oito locais geridos pelos rebeldes Huthis no Iémen, na quarta operação conjunta dos dois países contra aquele grupo.

Os ataques surgem em resposta a um número crescente de ataques dos Huthis a vários navios, incluindo através do lançamento de mísseis contra um navio de carga britânico e um contratorpedeiro dos EUA no mar Vermelho, bem como contra a cidade costeira de Eilat, no sul de Israel.

Os Huthis alegam que os seus ataques no mar Vermelho são uma retaliação à ofensiva que Israel lançou na Faixa de Gaza após o ataque do grupo islamita palestiniano Hamas em 07 de outubro de 2023.

O grupo, que apoia o Hamas no conflito contra os israelitas, tem avisado que vai atacar todos os navios com destino a Israel que passarem pela sua costa, e os seus ataques já forçaram pelo menos cinco grandes empresas de transporte marítimo a utilizar outras rotas comerciais muito mais longas para proteger as tripulações, os navios e as mercadorias.

Teerão lidera o chamado Eixo da Resistência, uma aliança informal formada por organizações militantes como o Hezbollah, os rebeldes Huthis, o Hamas ou as milícias no Iraque.

PMC // ROC

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS