Incêndios: MAI assegura que bombeiros estão prontos até porque não se pode «adiar o verão»

O ministro da Administração Interna assegurou hoje que os bombeiros “estão prontos” para o combate aos incêndios, sem descurar o apoio à pandemia, sublinhando que o Governo pode fechar e atrasar muitas coisas, mas não pode “adiar o verão”.

Incêndios: MAI assegura que bombeiros estão prontos até porque não se pode «adiar o verão»

«O Governo pode dar moratórias no pagamento de impostos, atrasar pagamentos de rendas, determinar o fecho de atividades económicas, mas não consegue adiar o verão», afirmou Eduardo Cabrita, em declarações aos jornalistas no final de uma visita à Liga dos Bombeiros Portugueses, em Lisboa, em que acompanhou o Presidente da República e o primeiro-ministro. O ministro detalhou que este ano o combate aos incêndios será feito por «12 mil homens e mulheres» – em que os bombeiros voluntários são «a principal componente» –, e que até já tiveram de entrar em ação. Já esta semana «o demonstraram», referindo-se aos «46 incêndios rurais» de quinta-feira e com «quase 500 operacionais nesta primeira semana de tempo quente», afirmou.

LEIA DEPOIS
Emigrantes planeiam verão em Portugal e estão a optar por entradas terrestres

Além dos incêndios, na linha da frente do combate à covid-19

Eduardo Cabrita elogiou o papel dos bombeiros na pandemia de covid-19, dizendo que estiveram «na primeira linha de proximidade» em situações como o acompanhamento de doentes ou de isolamento profilático. «Nestes meses foi preparada a resposta que nos dá a confiança que estaremos prontos para responder aos desafios dos próximos meses, respondendo ao desafio da pandemia, que não terminou», disse. O ministro desejou que, no próximo ano, o Dia do Bombeiro Português – que se assinala anualmente no último fim de semana de maio – possa voltar a ser celebrado nos moldes habituais, tal como o presidente da Liga, Jaime Marta Soares, que agradeceu a visita dos responsáveis políticos a esta instituição.

LEIA TAMBÉM
Valpaços: Casal com cerca de 50 anos morto a tiro

Jaime Marta Soares agradece visita de altos representantes do Estado

«Foram para nós um consolo de alma e um sentimento de gratidão, quando disseram que gostariam de fazer uma visita a este local que será o ex-líbris, a casa dos soldados da paz», afirmou. Antes da visita à Liga dos Bombeiros Portugueses, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, acompanhados do ministro da Administração Interna e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, visitaram no cemitério dos Prazeres, num monumento dedicado à memória dos bombeiros municipais da capital, datado de 1875, depositando em seguida coroas de flores no talhão dos sapadores bombeiros.

LEIA AGORA
Autópsia polémica a George Floyd não revela morte por asfixia nem estrangulamento

Impala Instagram


RELACIONADOS