Imóveis que se mantenham no alojamento local vão pagar uma contribuição especial

Os imóveis que se mantenham no alojamento local vão ser chamados a pagar uma contribuição especial, anunciou hoje o primeiro-ministro, António Costa, no final do Conselho de Ministros que aprovou o pacote “Mais habitação”.

Imóveis que se mantenham no alojamento local vão pagar uma contribuição especial

“Iremos criar uma contribuição extraordinária sobre todos os imóveis que se mantenham no alojamento local”, disse o primeiro-ministro, salientando que a receita será consignada ao IRHU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana) para financiar políticas de habitação. A medida visa também chamar a contribuir para as externalidades negativas que o alojamento local produz por parte de quem tem o benefício desta atividade.

Para ler depois
Medidas sobre habitação deverão custar cerca de 900 milhões de euros
As medidas do Programa Mais Habitação vão custar cerca de 900 milhões de euros, que serão mobilizados através das verbas do Orçamento do Estado, estimou hoje o ministro das Finanças (… continue a ler aqui)

No briefing do Conselho de Ministros participam além do primeiro-ministro, os ministros da Habitação, Marina Gonçalves, e das Finanças, Fernando Medina. Sem entrar em detalhes sobre a contribuição Fernando Medina, assinalou que, no que respeita ao alojamento local, existe uma “diferença muito significativa entre as várias regiões do país”, que justifica a taxação variável, consoante a rentabilidade e a dimensão do alojamento local e o aumento das rendas na área onde se insere.

Por outro lado, o Estado pretende cativar os senhorios para transferirem os imóveis que têm em alojamento local para habitação, assegurando aos que o fizerem até final de 2024, uma isenção de tributação de IRS até 2030, como “compensação para a diminuição de receita que vão ter”. O pacote de medidas hoje aprovado prevê a disponibilização de mais solos para construção de habitação, incentivos à construção por parte de privados e incentivos fiscais aos proprietários para colocarem casas no mercado de arrendamento, além de apoios para os jovens conseguirem arrendar casa.

Impala Instagram


RELACIONADOS