Habitantes de Belgorod começam a deixar cidade russa devido a bombardeamentos ucranianos

Os primeiros residentes de Belgorod, capital da região russa com o mesmo nome, foram transferidos para lugares mais seguros, devido a constantes ataques ucranianos à cidade, disseram hoje autoridades locais.

Habitantes de Belgorod começam a deixar cidade russa devido a bombardeamentos ucranianos

Um primeiro grupo de 100 pessoas foi transferido para distritos mais afastados da fronteira ucraniana, com a qual Belgorod partilha mais de 500 quilómetros.

A decisão foi tomada pelo governador, Vyacheslav Gladkov, depois de 25 pessoas terem sido mortas e mais de cem feridas num ataque ucraniano em 30 de dezembro.

Gladkov, que voltou a denunciar hoje na rede social russa Telegram mais de uma dúzia de ataques de artilharia inimiga nas últimas 24 horas, estimou que 69 cidadãos de Belgorod ainda estão hospitalizados.

Algumas famílias também se instalaram temporariamente na região de Voronezh, confirmou o governador, Alexandr Gusev.

Devido aos ataques, as autoridades decidiram prolongar até 19 de janeiro as férias de Natal das crianças em idade escolar, que deveriam terminar em 09 de janeiro, e estão a considerar a possibilidade de enviar residentes para campos de crianças em outras regiões.

Pela mesma razão, o conselho municipal anunciou o cancelamento dos serviços religiosos em todas as igrejas de Belgorod, onde, tal como no resto da Rússia, o Natal ortodoxo é hoje celebrado.

RCS // JMR

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS