Guterres saúda investidura do novo Presidente da Guatemala

O secretário-geral da ONU, António Guterres, saudou hoje a tomada de posse de Bernardo Arévalo como Presidente da Guatemala e sublinhou o seu compromisso com a reforma democrática e a transparência.

Guterres saúda investidura do novo Presidente da Guatemala

Numa mensagem transmitida pelo seu porta-voz, Stéphane Dujarric, durante a conferência de imprensa diária em Nova Iorque, Guterres assegurou que “as Nações Unidas estão dispostas a acompanhar a Guatemala e os guatemaltecos nestes esforços”.

O secretário-geral também expressou a sua gratidão por o novo Presidente ter “respeitado a vontade democrática” do eleitorado guatemalteco, depois de o processo de investidura ter sido adiado por algumas horas devido a tentativas de sabotagem por parte da oposição.

Bernardo Arévalo, símbolo da luta contra a corrupção na Guatemala, assumiu finalmente o poder na madrugada de hoje, após o Congresso cessante ter tentado sabotar a sua tomada de posse com procedimentos de rotina que atrasaram a cerimónia por mais de 10 horas.

Esta foi a enésima tentativa da oposição para inviabilizar o mandato do Presidente, eleito em agosto, depois de meses de uma perseguição judicial liderada pelo Ministério Público denunciada pelos Estados Unidos, pela União Europeia e pelo Organização dos Estados Americanos (OEA).

RJP // JH

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS