Guineenses acusam Marcelo Rebelo de Sousa de estar ao lado de “um golpista”

Dezenas de guineenses residentes em Portugal manifestam-se contra visita do Presidente português à Guiné-Bissau, na próxima semana, que consideram ser uma forma de Marcelo Rebelo de Sousa mostrar que está ao lado de “um golpista”.

Guineenses acusam Marcelo Rebelo de Sousa de estar ao lado de

“O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa não é bem-vindo à Guiné-Bissau” e “Portugal coaduna com a ditadura” foram algumas das mensagens que os manifestantes escreveram e mostraram em cartazes, nos jardins de Belém, frente à residência oficial do Presidente da República. A acompanhar os cartazes, gritos, cânticos e mãos pintadas de branco, como forma de mostrar que estes guineenses a viver em Portugal estão contra o que consideram um Presidente “ilegítimo” que “ganhou as eleições pela força”, numa referência a Umaro Sissoco Embaló, alvo de muitas críticas durante o protesto.

“Sou guineense, sou democrata, sou defensor dos diretos humanos, sou homem que respeita a lei. Estamos contra a visita de Marcelo porque neste momento não existe democracia na Guiné-Bissau, as pessoas vivem assustadas e sem rumo”, disse à Lusa o manifestante Nandino Djaló, apoiante do ex-candidato às eleições presidenciais Domingos Simões Pereira. Para Nandino Djaló, Marcelo Rebelo de Sousa não é bem-vindo à Guiné-Bissau neste momento, porque se trata de um país “sem democracia, onde há perseguição, golpe de Estado, espancamento, abuso de poder e lapidação dos cofres do Estado”.

Este guineense a residir em Portugal acredita que as relações entre a comunidade e Marcelo Rebelo de Sousa saem “100% prejudicadas” com esta visita que, na sua opinião, demonstra que “Marcelo tem algo contra a Guiné-Bissau e algo contra o engenheiro Domingos Simões Pereira”. Odete Martins disse à Lusa que foi surpreendida com o anúncio desta visita e considera que este “não é o momento propício”. “Quando as condições estiverem reunidas seria ótimo”, disse Odete Martins, para quem a Guiné-Bissau e Portugal estão “condenados a viver juntos”. E acrescentou: “Há impunidade total, lapidação dos cofres do estado. As pessoas estão a enriquecer à conta do povo, que está a sofrer”.

Também Glória Vaz está contra uma visita de um Presidente português numa altura em que o povo da Guiné-Bissau está a sofrer e a ser “massacrado”. “Não é o momento”, disse, considerando que, com esta visita, Marcelo Rebelo de Sousa está “a dar corda” à situação que se vive naquele país africano. “Marcelo Rebelo de Sousa é um homem de direito e muito religioso, sabe a situação que estamos a passar na Guiné-Bissau. Se vai lá é porque está de acordo com golpistas”. Alguns destes manifestantes foram depois recebidos por elementos da Presidência da República, a quem entregaram uma exposição com os argumentos contra esta visita.

No documento dirigido ainda antes da manifestação ao chefe de Estado português, a que a Lusa teve acesso, os subscritores consideram que é, “no mínimo, um contrassenso” Marcelo Rebelo de Sousa “estar a apoiar um regime” que está “a conduzir a Guiné-Bissau para uma crise económica e social sem precedentes”.

Marcelo Rebelo de Sousa inicia domingo uma visita a Cabo Verde e à Guiné-Bissau, que termina na quarta-feira, a qual foi autorizada no passado dia 06 de maio pelo parlamento, com a abstenção do PAN. Sobre a ida do chefe de Estado português à Guiné-Bissau, o presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, disse que a mesma é “muito importante” e uma retribuição da deslocação que fez em outubro a Portugal. A última visita de um Presidente português à Guiné-Bissau aconteceu em 2006, quando o antigo chefe de Estado Cavaco Silva esteve em Bissau para participar na cimeira dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

LEIA AGORA
Covid-19: Índice de transmissibilidade (Rt) volta a subir
Covid-19: Índice de transmissibilidade (Rt) volta a subir
O índice de transmissibilidade do novo coronavírus em Portugal subiu hoje para os 0,95, enquanto a incidência de casos de infeção por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias desceu para 50,3. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS