Guerra na Ucrânia faz 4 milhões de refugiados mas maior número é na Síria

Desde 24 de fevereiro, a invasão russa da Ucrânia provocou já mais de 4 milhões de refugiados, mas este não é o conflito armado que mais deslocados provocou.

Guerra na Ucrânia faz 4 milhões de refugiados mas maior número é na Síria

Embora a invasão russa da Ucrânia tenha começado há cerca de pouco mais de um mês, já provocou uma das mais graves crises de refugiados dos últimos 60 anos, com mais de quatro milhões de pessoas que tiveram de fugir do país sob bombardeamentos contínuos. Como pode verificar-se no gráfico abaixo – baseado em dados do ACNUR agregados pelo Pew Research Center –, a maioria das grandes ondas de refugiados dos últimos anos teve origem em dois países asiáticos.

Guerra civil na Síria provocou 6,9 milhões de refugiados

A guerra civil síria está no topo desta lista, com 6,9 milhões de pessoas forçadas a deixarem o país, o que equivale a 35% da população. A guerra em curso entre a República Árabe Síria de Bashar Al-Assad, apoiada por Irão, Rússia e Egito, e uma coligação de partidos que normalmente seriam diametralmente opostos – como Catar, Estados Unidos da AMérica, Arábia Saudita ou Turquia – causou 500 mil a 600 mil baixas, dependendo da fonte, das quais 160 mil eram civis.

Quais as App mais descarregadas na Rússia desde a invasão na Ucrânia
A invasão russa na Ucrânia alterou o tipo de aplicações que os cidadãos de um e de outro país passaram a descarregar para os seus telemóveis (… continue a ler aqui)

Embora o Afeganistão fique em segundo lugar em termos de refugiados, foi o mais atingido pelo que tem sido basicamente um conflito constante com vários atores ao longo de mais de 40 anos. A guerra afegã-soviética, que durou desde 1979 a 1989, viu o partido no poder, o Partido Democrático Popular do Afeganistão, apoiado pelos soviéticos, a lutar contra grupos rebeldes islâmicos organizados. Em grande parte financiados e treinados pelos Estados Unidos, trata-se do maior conflito ‘por procuração’ desde a Guerra Fria. As guerras civis afegãs seguintes, que viram os talibãs juntarem-se em 1994 e finalmente tomarem o poder em 1996 com o apoio do vizinho Paquistão, fizeram com que cerca de metade da população do país fugisse entre 1989 e 1996.

Infographic: Afghanistan Hit Hardest by Forced Displacement | Statista

Statista

Impala Instagram


RELACIONADOS