Futuro apoio de EUA à guerra em Gaza depende de novas medidas para proteger civis

O Presidente norte-americano, Joe Biden, disse hoje ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que o futuro apoio dos Estados Unidos à guerra de Israel em Gaza depende da adoção de novas medidas para proteger civis e trabalhadores humanitários.

Futuro apoio de EUA à guerra em Gaza depende de novas medidas para proteger civis

Biden e Netanyahu falaram por telefone poucos dias depois de ataques aéreos israelitas terem matado sete trabalhadores humanitários na Faixa de Gaza e acrescentado um novo nível de complicação à cada vez mais tensa relação entre os dois líderes.

“Ele (Biden) deixou clara a necessidade de Israel anunciar e aplicar uma série de medidas específicas, concretas e mensuráveis para lidar com o problema dos danos a civis, do sofrimento humanitário e da segurança dos trabalhadores humanitários”, afirmou a Casa Branca num comunicado, após a chamada telefónica dos dois dirigentes.

“Ele deixou claro que a política dos Estados Unidos em relação a Gaza será determinada pela nossa avaliação da ação imediata de Israel em relação a tais medidas”, acrescentou.

A conversa entre os líderes norte-americano e israelita ocorreu na altura em que a organização não-governamental World Central Kitchen (WCK), fundada pelo empresário da restauração José Andrés para fornecer ajuda alimentar imediata a áreas afetadas por catástrofes, apelou para uma investigação independente aos ataques israelitas que mataram elementos da equipa da ONG, entre os quais um cidadão de dupla nacionalidade norte-americana e canadiana.

A Casa Branca afirmou que os Estados Unidos não tencionam realizar a sua própria investigação, mas instaram Israel a que faça mais para impedir que civis inocentes e trabalhadores humanitários sejam mortos e feridos durante as suas operações na Faixa de Gaza.

ANC // PDF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS