França bloqueia bens do líder do Hamas na Faixa de Gaza

A França bloqueou por seis meses os bens do líder do Hamas na Faixa de Gaza, Yahya Sinwar, considerado o arquiteto do ataque de 07 de outubro contra Israel, segundo um decreto publicado hoje no diário oficial francês.

França bloqueia bens do líder do Hamas na Faixa de Gaza

“Os fundos e os recursos económicos que pertencem ou são controlados por Yahya Sinwar (…) estão sujeitos a uma medida de bloqueio de bens”, especificou o decreto de 30 de novembro, que entrou hoje em vigor.

O Ministério das Finanças de França ainda não esclareceu o montante relativo a estes ativos bloqueados.

Yahya Sinwar, 61 anos, é considerado o arquiteto do ataque de 07 de outubro em Israel, que provocou mais de 1.200 mortos e ainda 240 raptados.

Em novembro, o secretário de Estado francês para a Europa, Laurence Boone, apelou ao estabelecimento de sanções europeias contra altos responsáveis do Hamas, principalmente financeiros, que poderiam assumir a forma de um bloqueio de ativos.

Num decreto semelhante datado de 13 de novembro, Paris anunciou que iria bloquear durante seis meses os bens de Mohammed Deif, que lidera o ramo militar do Hamas e está na lista dos “terroristas internacionais” mais procurados desde 2015 dos Estados Unidos.

Londres também impôs sanções — bloqueio de bens, embargos de armas, proibições de viagens — contra seis indivíduos: quatro líderes do Hamas e dois indivíduos acusados de financiar a organização, incluindo Mohammed Deif e Yahya Sinwar.

Segundo dados do Hamas, que governa a Faixa de Gaza, os bombardeamentos e combates levados a cabo por Israel desde 07 de outubro deixaram quase 16 mil mortos, principalmente civis.

CSR // APN

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS