FMI aumenta limite de acesso a fundo de empréstimos concessionais

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou os limites de financiamento aos países-membros, permitindo o acesso a 200% da quota anual do Fundo de Redução da Pobreza e Crescimento (PRGT), com o acesso cumulativo a chegar a 600%.

FMI aumenta limite de acesso a fundo de empréstimos concessionais

“O Conselho de Administração do FMI acordou um aumento temporário do acesso à quota anual do PRGT para 200% da quota e o limite de acesso normal cumulativo sobe para 600% da quota até ao fim de 2024”, lê-se num comunicado do FMI, no qual se dá conta que o objetivo destas alterações é “apoiar os países de baixos rendimentos num ambiente económico global particularmente desafiante”.

O PRGT é o fundo concessional do FMI, e tem emprestado dinheiro aos países com mais dificuldades com uma taxa de juro nula.

Em março, o conselho de administração decidiu aumentar os limites de acesso dos países a este fundo concessional quando o montante de subscrição de 2,3 mil milhões de dólares [2,1 mil milhões de euros] fosse atingido, o que aconteceu em outubro.

“O aumento temporário dos limites de acesso ao PRGT permite mais flexibilidade no apoio do Fundo aos países com grandes necessidades da balança de pagamentos e facilita a implementação de programas económicos fortes que ajudam a manter ou restaurar posições económicas sustentáveis e um crescimento inclusivo”, conclui o FMI.

MBA // VM

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS