Exército de Israel diz ter eliminado hoje 130 combatentes do Hamas

O Exército israelita informou que as suas tropas mataram hoje mais de 130 militantes do movimento islamita palestiniano Hamas na Faixa de Gaza.

Exército de Israel diz ter eliminado hoje 130 combatentes do Hamas

“Nas últimas horas, mais de 130 terroristas foram neutralizados”, anunciou o porta-voz do Exército, detalhando que os soldados atacaram por terra, ar e mar e destruíram vários complexos militares do Hamas.

“As tropas das Forças de Defesa de Israel continuaram a travar batalhas ferozes contra os terroristas do Hamas na Faixa de Gaza, enquanto localizavam armas e destruíam as infraestruturas terroristas e os complexos militares do Hamas”, acrescentou um comunicado militar.

O texto também destacou que as forças israelitas atacaram uma série de alvos do grupo palestiniano no enclave com caças e barcos lança-mísseis.

Entre os alvos, incluem-se “vários centros de comando e controlo militares usados por altos agentes terroristas do Hamas”, bem como “infraestruturas terroristas deliberadamente localizadas em áreas civis” e ainda complexos militares, edifícios carregados de explosivos e postos de observação do movimento.

O Exército explicou que as suas tropas no terreno, que continuam a lutar corpo a corpo e encontraram um número significativo de armas, colaboraram com a Força Aérea e a Marinha para realizar ataques conjuntos.

Este anúncio surge pouco depois de o chefe do Estado-Maior do Exército, Herzi Halevi, ter informado que as suas tropas já estão a cercar e a atacar o interior de Gaza, principal cidade do território, ao mesmo tempo que aprofundam a ofensiva terrestre no enclave iniciada na passada sexta-feira.

“Avançámos para outra fase importante da guerra. As forças estão no coração do norte de Gaza, operando na Cidade de Gaza, cercando-a”, disse Halevi num comunicado de imprensa.

“As forças combatem numa zona urbana densa e complexa, que exige combate profissional e coragem”, acrescentou o comandante militar, que explicou que “as forças terrestres são acompanhadas por informações precisas, com fogo do ar e do mar”.

Halevi destacou ainda o “preço doloroso e difícil” dos combates, que já deixaram 18 soldados israelitas mortos, um deles um tenente-coronel abatido hoje, segundo os últimos dados divulgados pelo Exército.

O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, anunciou hoje que já ocorreram mais de 9.000 mortes no território desde o início da guerra, há quase um mês, e o número de feridos ultrapassou os 32.000.

Hoje assinala-se o 27.º dia de guerra entre Israel e o Hamas, que começou com o ataque, em 07 de outubro, do braço armado do grupo islamita contra o território israelita, que provocou 1.400 mortos, mais de 5.400 feridos e mais de 200 pessoas raptadas e que foram transportadas para o enclave.

HB // PDF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS