Ex-presidente chinês foi retirado do congresso do PCC porque “não se sentiu bem”

O ex-presidente chinês Hu Jintao foi hoje subitamente retirado da cerimónia de encerramento do 20.º Congresso do Partido Comunista Chinês porque “não se estava a sentir bem”, de acordo com a agência noticiosa oficial Xinhua.

Ex-presidente chinês foi retirado do congresso do PCC porque

“Hu Jintao insistiu em participar da sessão de encerramento (…), mas, durante a sessão, não se sentiu bem e a sua equipa, para bem da sua saúde, acompanhou-o até uma sala adjacente, para que pudesse descansar”, acrescentou a mesma fonte. “Ele agora está a sentir-se muito melhor”, escreveu a Xinhua. A mensagem da agência foi divulgada em língua inglesa na rede social Twitter. Uma pesquisa pelo nome de Hu Jintao nas redes sociais do país omite a sua retirada do evento. A imprensa estatal também não noticiou o incidente.

Hu, de 79 anos, está sentado numa posição de destaque, ao lado do seu sucessor, o atual líder Xi Jinping, quando é abordado por dois seguranças. O ex-presidente parece argumentar brevemente com um dos seguranças. Hu levanta-se e fala durante cerca de 30 segundos com os dois homens, parecendo relutante em sair. Ele é depois escoltado, com um dos seguranças a agarrá-lo pelo braço. Antes de sair, Hu parece dizer algo a Xi Jinping e dá um toque amigável no ombro do primeiro-ministro, Li Keqiang.

O atual líder da China, Xi Jinping, emergiu durante a sua primeira década no poder como um dos líderes mais fortes na História moderna da China, quase comparável a Mao Zedong, o fundador da República Popular, que liderou o país entre 1949 e 1976. Xi deve quebrar neste congresso com a tradição política das últimas décadas ao assegurar um terceiro mandato no poder.

Impala Instagram


RELACIONADOS