Ex-diretor financeiro de Trump foi condenado por perjúrio em Nova Iorque

O ex-diretor financeiro da Trump Organization, Allen Weisselberg, que já fora condenado por fraudes fiscais, foi condenado hoje de novo pelo tribunal de Manhattan a cinco meses de prisão por ter fornecido falsas informações.

Ex-diretor financeiro de Trump foi condenado por perjúrio em Nova Iorque

Weisselberg – de 76 anos, que começou a trabalhar há 50 anos para o pai do ex-presidente dos EUA Donald Trump e que foi o diretor financeiro da Trump Organization de 2005 a 2021 — já se tinha dado por culpado de perjúrio em março, tendo sido detido nessa altura.

A condenação ocorre cinco dias antes do início do primeiro julgamento de Donald Trump perante um tribunal de Nova Iorque, onde o ex-presidente responde sobre a ocultação de pagamentos para silenciar uma atriz pornográfica sobre um caso extraconjugal.

Este será o primeiro julgamento criminal de um ex-presidente dos Estados Unidos e ocorre em plenas eleições primárias para as presidenciais de novembro próximo.

Allen Weisselberg admitiu ter mentido durante o processo civil anterior de Donald Trump por fraudes financeiras, sobre o valor de um imóvel do bilionário republicano.

Nesse caso, o ex-presidente dos Estados Unidos foi condenado, em 16 de fevereiro, pelo Supremo Tribunal do estado de Nova Iorque, a pagar uma pesada multa por fraudes financeiras, por inflacionar ilegalmente o valor do seu património imobiliário para obter melhores condições de empréstimos.

Trump recorreu da condenação, mas teve de depositar uma avultada fiança perante a justiça norte-americana.

RJP // JH

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS