Eurotúnel reabre esta noite após desmobilização da greve pelos sindicatos franceses

O Eurotúnel, que liga França ao Reino Unido sob o Canal da Mancha, e que esteve hoje encerrado devido a uma greve no lado francês, será reaberto esta noite depois do anúncio de desmobilização por parte dos sindicatos.

Eurotúnel reabre esta noite após desmobilização da greve pelos sindicatos franceses

Os representantes dos trabalhadores franceses, que com a sua greve obrigaram ao encerramento dos terminais em França e no Reino Unido, não deram detalhes das negociações que os levaram ao regresso ao trabalho.

Os sindicatos franceses rejeitaram a oferta de um bónus de 1.000 euros para cada trabalhador e exigiram três vezes mais, segundo a administração.

A empresa concessionária de infraestruturas, a Getlink, comunicou durante o dia a suspensão do serviço, enquanto o ministro dos Transportes francês, Clément Beaune, considerou inaceitável o bloqueio do túnel sob o Canal da Mancha.

A operadora dos comboios de alta velocidade que passam pelo túnel, a Eurostar, alertou os passageiros sobre a situação e recomendou o adiamento das viagens.

Prestes a completar 30 anos, o Eurotúnel recebe cerca de 400 comboios diariamente, que transportam passageiros, viaturas e mercadorias.

No ano passado, passaram pelo túnel mais de 10 milhões de passageiros nos comboios de alta velocidade, outros 8 milhões nas suas viaturas e um número não detalhado de camiões.

DMC (PL) // RBF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS