EUA voltam atrás no alívio de sanções contra empresa de ouro venezuelana

O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela confirmou que a vencedora das eleições primárias opositoras de outubro, María Corina Machado, não poderá concorrer contra o atual chefe de Estado Nicolás Maduro nas presidenciais venezuelanas, previstas para o segundo semestre de 2024

EUA voltam atrás no alívio de sanções contra empresa de ouro venezuelana

Caracas, 30 jan 2024 (Lusa) — Os Estados Unidos voltaram atrás no alívio de algumas sanções, implementado em outubro, contra a empresa estatal Corporação Venezuelana de Guayana Minerven, dedicada à exploração e comercialização de ouro venezuelano.

A medida foi anunciada na segunda-feira pelo Gabinete de Controlo de Ativos Estrangeiros (OFAC, sigla em inglês), num comunicado divulgado na Internet, em que o Departamento do Tesouro ordena que todas as operações com a empresa atualmente a serem processadas devem estar concluídas antes de 13 de fevereiro.

A medida proíbe igualmente quaisquer transações que envolvam pessoas sancionadas pelos EUA, membros do Governo da Venezuela, do Banco Central da Venezuela e do estatal Banco da Venezuela SA Banco Universal.

Em outubro de 2023, o OFAC tinha aliviado algumas sanções contra a Venezuela, relacionadas com a atividade petrolífera, de gás e ouro, no âmbito de um acordo assinado em Barbados, entre o Governo de Maduro e a oposição sobre a proteção de direitos políticos e garantias eleitorais.

Em março de 2019 o OFAC sancionou a Guayana Minerven e o presidente da empresa, Adrián António Perdomo Mata, por “apoiar o regime ilegítimo de Maduro”, saquear a riqueza do país, pôr em risco povoações indígenas, invadir áreas protegidas e causar desflorestamento.

FPG // VQ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS