EUA destroem míssil antinavio dos rebeldes Huthis

O Exército dos Estados Unidos anunciou hoje a destruição de um míssil anti-navio dos Huthis, do Iémen, que tinha como alvo o Golfo de Aden, numa nova operação contra os ataques dos rebeldes a navios na zona.

EUA destroem míssil antinavio dos rebeldes Huthis

Os ataques dos EUA foram realizados por volta das 04:00, hora do Iémen (01:00 em Lisboa) “contra um míssil antinavio Huthi pronto a ser lançado”.

“As forças norte-americanas determinaram que o míssil representava uma ameaça para os navios mercantes e para os navios da Marinha dos Estados Unidos na região e, subsequentemente, atacaram e destruíram o míssil em legítima defesa”, acrescentou o Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM), numa declaração, publicada na sua conta na rede social X.

Os Estados Unidos acrescentaram esta semana os Huthis, rebeldes do Iémen apoiados pelo Irão, à sua lista de grupos terroristas, em represália pelos seus contínuos ataques a navios no Mar Vermelho, que intensificaram em protesto pelos bombardeamentos israelitas na Faixa de Gaza.

Os ataques a navios mercantes obrigaram muitos armadores a suspender a passagem das frotas pelo mar Vermelho, por onde, de acordo com a Câmara Internacional de Navegação, passa 12% do comércio global.

O grupo atacou dezenas de navios mercantes, que considerou “ligados a Israel”, nesta rota estratégica, em solidariedade com o movimento islamita palestiniano Hamas, que desde 07 de outubro está em guerra com Israel na Faixa de Gaza.

Em resposta, os Estados Unidos e o Reino Unido têm vindo a bombardear, desde 12 de janeiro, posições dos rebeldes Huthis no Iémen, algo que levou o grupo a declarar que “todos os interesses norte-americanos e britânicos se tornaram alvos legítimos”.

JH // MLL

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS