EUA bombardeiam instalações da Guarda Revolucionária iraniana no Iraque e Síria

Os Estados Unidos bombardearam hoje mais de 85 alvos e instalações ligadas à Guarda Revolucionária do Irão e a grupos pró-iranianos no Iraque e na Síria, em resposta ao ataque da semana passada que matou três militares norte-americanos.

EUA bombardeiam instalações da Guarda Revolucionária iraniana no Iraque e Síria

O Comando Central do Exército dos Estados Unidos (Centcom) detalhou hoje que a operação aérea ocorreu às 16:00 (21:00 em Lisboa), e utilizou mais de 125 munições de precisão.

Entre os locais atacados estão centros de comando e inteligência, bem como infraestruturas de armazenamento de ‘drones’ e mísseis pertencentes a milícias e forças iranianas “que permitiram ataques contra forças norte-americanas e da coligação”.

Duas fontes de segurança iraquianas adiantaram à agência France-Presse (AFP) que um dos alvos foi “um quartel-general das fações armadas na área de Al-Qaïm, perto da fronteira com a Síria com um armazém de armas ligeiras”.

Um segundo ataque, na região de Al-Akachat, mais a sul e ainda perto da fronteira, teve como alvo um centro de comando das operações de Hachd al-Chaabi, uma coligação de antigos paramilitares que reúne estas fações pró-Irão, frisou uma das fontes.

Um responsável do Hachd al-Chaabi, que também falou sob a condição de anonimato, confirmou estes dois bombardeamentos, assegurando que o ataque de Al-Akachat causou feridos.

Washington respondeu desta forma ao ataque de domingo na Jordânia, perto da fronteira com a Síria, perpetrado por milícias pró-Irão e no qual morreram três soldados norte-americanos e outros 40 ficaram feridos.

Desde meados de outubro, mais de 165 ataques de ‘drones’ e ataques de foguetes tiveram como alvo soldados norte-americanos destacados numa coligação internacional antijihadista no Iraque e na Síria.

Reivindicados na sua maioria por combatentes de grupos pró-Irão que se autodenominam “Resistência Islâmica no Iraque”, estes ataques ocorrem num contexto de escalada de tensões na região, tendo como pano de fundo a guerra em Gaza entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas.

DMC // RBF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS