EUA ajudaram a abater “quase todos” os projécteis iranianos

O Presidente norte-americano, Joe Biden, declarou no sábado à noite que as forças dos Estados Unidos ajudaram a abater “quase todos” os ‘drones’ e mísseis disparados pelo Irão contra Israel.

EUA ajudaram a abater

Em comunicado, Joe Biden afirmou ainda que vai convocar hoje os homólogos do G7, o grupo dos países mais industrializados, para coordenar uma “resposta diplomática unida” ao “ataque descarado” do Irão.

“O Irão e os seus representantes que operam a partir do Iémen, da Síria e do Iraque lançaram um ataque aéreo sem precedentes contra instalações militares em Israel. Condeno estes ataques da forma mais veemente possível”, afirmou.

O Irão lançou ‘drones’ e mísseis contra Israel no sábado à noite, em resposta a um ataque contra o consulado de Teerão em Damasco, Síria, a 01 de abril, no qual morreram sete membros da Guarda Revolucionária Iraniana e seis cidadãos sírios.

Trata-se do primeiro ataque direto da República Islâmica do Irão contra o território de Israel, inimigo declarado.

Biden disse ter falado entretanto ao telefone com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, para reafirmar “o compromisso inabalável dos Estados Unidos com a segurança de Israel”.

“Disse-lhe que Israel tinha demonstrado uma capacidade notável para se defender e impedir ataques sem precedentes, enviando uma mensagem clara aos seus inimigos de que não podem ameaçar eficazmente a segurança de Israel”, acrescentou, de acordo com o comunicado.

CAD // CAD

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS