Entrada da Suécia tornará a NATO “mais forte e mais unida”

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, saudou hoje a ratificação da entrada da Suécia na NATO pela Turquia e sublinhou que a entrada do país escandinavo tornará a Aliança Atlântica “mais forte e mais unida”.

Entrada da Suécia tornará a NATO

“Os Estados Unidos aplaudem a decisão do Parlamento turco de aprovar os protocolos de adesão da Suécia à NATO”, afirmou Blinken, que se encontra esta semana na Nigéria numa vigem por vários países africanos, na rede social X.

“A adesão da Suécia à Aliança irá torná-la mais forte e mais unida do que nunca”, acrescentou o chefe da diplomacia dos EUA.

O Parlamento turco aprovou na terça-feira em votação geral a entrada da Suécia na NATO, depois de meses de bloqueio por considerar que o país escandinavo não estava a fazer o suficiente contra os militantes curdos.

Nos últimos meses, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, vinculou a aprovação do acordo à venda de caças-bombardeiros F-16 à Turquia pelos Estados Unidas, uma transação planeada há anos, mas que estava a ser bloqueada pelo Congresso norte-americano.

Embora não seja claro em que ponto estão estas negociações, o Parlamento turco apoiou a adesão da Suécia à Aliança Atlântica, que agora apenas requer a aprovação da Hungria, governada pelo ultranacionalista Viktor Orbán.

Durante o ano passado, Budapeste deu a entender que não se oporia à adesão da Suécia se a Turquia concordasse.

Na terça-feira, Orbán convidou o seu homólogo sueco, Ulf Kristersson, para abordar a questão da ratificação da adesão da Suécia à NATO.

CSR // SB

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS