Egito propõe ao Hamas trégua em troca de libertação de reféns

O Egito propôs hoje ao grupo islamita Hamas uma trégua de “duas ou três semanas” em troca da libertação de 40 reféns israelitas, como parte de um plano para acabar com a guerra na Faixa de Gaza.

Egito propõe ao Hamas trégua em troca de libertação de reféns

Fontes palestinianas citadas pela agência EFE disseram que uma delegação do Hamas viajará para o Qatar, onde se encontra o seu escritório político, para avaliar a proposta, que o Egito também apresentará à delegação da Jihad Islâmica, chefiada pelo seu secretário-geral, Ziad Najalah, que chegou hoje ao Cairo para discutir a situação no enclave.

A iniciativa apresentada pelo Egito ao chefe da ala política do Hamas, Ismail Haniye, é composta por três pontos: o primeiro prevê uma trégua de duas a três semanas em troca da libertação de 40 reféns israelitas detidos pelo Hamas.

O segundo ponto propõe um processo de conversações inter-palestinianas que conduza à formação de um governo tecnocrático em Gaza.

O terceiro e último ponto propõe a cessação total da guerra, um acordo global de troca de prisioneiros e reféns entre as duas partes e a retirada de Israel de Gaza, disseram as fontes.

O Egito apresentará este plano ao secretário-geral da Jihad Islâmica, a fim de consolidar a posição palestiniana relativamente a esta iniciativa.

FP // NS

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS