Doze peregrinos mortos e 30 feridos em acidente de autocarro

Doze peregrinos polacos morreram e cerca de trinta ficaram feridos hoje num acidente no norte da Croácia num autocarro que se dirigia ao santuário católico de Medjugorje, na Bósnia, segundo o balanço mais recente das autoridades croatas e polacas.

Doze peregrinos mortos e 30 feridos em acidente de autocarro

O acidente aconteceu de manhã cedo, numa autoestrada, a cerca de 60 quilómetros a norte de Zagrebe, a capital croata. O autocarro, que se dirigia para a cidade, “desviou-se da rota e caiu na berma ao lado da autoestrada”, disse à AFP um porta-voz da polícia, Matko Muric. Onze pessoas foram encontradas mortas no local do acidente e uma pessoa gravemente ferida acabou por morrer no hospital, adiantou o ministro croata do Interior, Davor Bozinovic, em conferência de imprensa em Varazdin, norte do país.

Não há crianças entre as vítimas

Cerca de 30 pessoas ficaram feridas, das quais 18 com gravidade, e foram transportadas para vários hospitais de Zagrebe, disse a diretora dos serviços de urgência croatas, Maja Grba Bujevic, acrescentando que 16 equipas de emergência médica foram enviadas para o local. A mesma responsável adiantou ainda que não há crianças entre os mortos e feridos. Um porta-voz do ministério polaco dos Negócios Estrangeiros, Lukasz Jasina, disse à televisão TVN24 que “todas as vítimas são cidadãos polacos” e que o autocarro tinha matrícula de Varsóvia.

Já o primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, escreveu na sua conta no Twitter que o autocarro transportava peregrinos polacos para o santuário mariano na Bósnia, visitado todos os anos por centenas de milhares de pessoas, entre as quais muitos polacos. O chefe do executivo polaco adiantou ainda que o ministro da Saúde, Adam Niedzielski, e o ministro adjunto dos Negócios Estrangeiros, Marcin Przydacz, chegam ainda hoje à Croácia. O trânsito é particularmente intenso durante o verão nas estradas da Croácia, que acolhe todos os anos milhões de turistas, sobretudo na costa do Adriático. Os turistas polacos encontram-se entre os mais numerosos: entre janeiro e julho deste ano 580 mil turistas polacos viajaram até à Croácia.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS