Guia completo sobre o narcisista incorrigível Donald Trump

De acordo com a própria sobrinha, Donald Trump tem hoje a maturidade emocional de uma criança de 3 anos. Eis por que o antigo presidente é a imagem verdadeira de um narcisista incorrigível.

Guia completo sobre o narcisista incorrigível Donald Trump

Para compreendermos Donald Trump e o que é verdadeiramente um narcisista, temos, antes, de nos questionar: – “Quem somos nós?” O psicólogo Dan McAdams oferece uma teoria da personalidade que nos divide em três grupos.

Para ler depois
Trump defende que ricos e famosos vão continuar a “agarra-las pela c***” durante muitos anos

Em primeiro lugar, somos atores sociais. Tendemos a representar comportamentos e a desempenhar papéis na presença de outras pessoas. Em segundo lugar, somos agentes motivados. Temos desejos e expectativas interiores que formam o nosso comportamento social. E, finalmente, somos autores autobiográficos. Temos o divertido hábito de construir e revisitar uma narrativa da nossa vida a cada passo, integrando nela os nossos objetivos e valores.

Para a definição coerente da identidade, claro, temos de entender realmente por que as pessoas fazem o que fazem, através dos seus comportamentos, peculiaridades e decisões – o que não é nada fácil. O serial killer Ted Bundy, que tinha alguma formação em psicologia, comparou a tarefa a ir até à foz de um rio, apanhar um punhado de água e perguntar “de onde veio isto”. O caso do 45.º presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, é claramente um caso de extrema complexidade psicológica, como explica Mary Trump, psicóloga norte-americana e sobrinha de Trump.

Patologias de Donald Trump “são tão complexas que chegar a um diagnóstico exigiria uma bateria completa de testes psicológicos e neuropsicológicos

“As patologias de Donald são tão complexas, e o seu comportamento tão frequentemente inexplicável, que chegar a um diagnóstico preciso e abrangente exigiria uma bateria completa de testes psicológicos e neuropsicológicos aos quais ele jamais se submeteria”, diz. No entanto, um componente da psicologia de Trump dá-nos amplo espaço para entender quem ele é – “O seu objetivo fundamental é promover a grandeza do Eu”. Afinal, provavelmente nunca teríamos ouvido falar dele se ele não fosse “tão tenaz em anunciar a sua força, o seu poder, o seu sucesso financeiro e assim por diante”.

É por este ângulo, uma assunção do seu narcisismo, que “podemos começar a entender quem ele é e por que faz o que faz”. Apesar do seu uso comum na conversa quotidiana, o distúrbio real do narcisismo, como um distúrbio de personalidade narcisista, afeta apenas um por cento da população. O narcisismo, quando não causa sofrimento ou não prejudicado a forma de relacionamento, não é, por norma, considerado um transtorno de personalidade. Dentro do narcisismo, existem duas variantes principais – grandioso e vulnerável.

Para ler também
Trump afirma ser ridícula acusação de violação num depoimento em vídeo

Narcisistas grandiosos tendem a projetar senso de auto-importância, de direito, de agressão e de domínio. Embora alguns estudos sugiram que os narcisistas grandiosos demonstram uma auto-estima frágil e vulnerável, eles tendem a fazer um bom trabalho em não demonstrá-la. Ou, talvez, na verdade, não a tenham. Deve notar-se que a grandiosidade pode de facto melhorar a saúde psicológica e motivar melhor desempenho, em alguns casos.

Enquanto os narcisistas grandiosos tendem a acreditar verdadeiramente que são os melhores e os maiores, os vulneráveis ​​acreditam que deveriam, ou poderiam, ser os melhores. Portanto, tendem a demonstrar uma grandiosidade mais defensiva e frágil e hipersensibilidade e experimentam sentimentos crónicos de vazio e problemas com o abandono e vergonha.

Os ingredientes básicos do narcisismo

Campbell e Foster desenvolvem os ingredientes básicos do narcisismo, que “pensarem que são melhores do que os outros, que os seus pontos de vista tendem a ser contrários à realidade, que são egoístas e que são orientados para o sucesso acima de tudo”. Claro, o narcisismo pode ser adaptativo em alguns casos.

Muitos líderes e indivíduos de alto desempenho excederam-se nas suas áreas para o benefício de muitos, através da motivação para promover a sua grandeza acima de tudo. Isto pode ser parcialmente explicado pelo fato de que estamos preparados para nos sentirmos atraídos por narcisistas. Vários estudos atestam que os narcisistas são fisicamente mais atraentes do que a média. São mais propensos a serem extrovertidos e, portanto, estarão mais preparados para colocar-se em situações em que podem promover-se.

Também tendem a projetar um senso de alta auto-estima, que leva muitos a gravitar em volta deles. De fato, num outro estudo, conclui-se que as pessoas ainda preferiam narcisistas a não narcisistas, mesmo quando perceberam acertadamente quem era narcisista. No entanto, a impressão inicial de um narcisista pode ser rapidamente obscurecida quando tais indivíduos esgotam o seu suprimento narcísico: a admiração e o apoio interpessoal, atraídos por um indivíduo do seu ambiente necessário para a sua auto-estima.

Para ler ainda
Trump confirma que vai recorrer de sentença de abuso sexual a jornalista

Isto pode levar à raiva narcisista, que, por sua vez, pode variar desde a indiferença a atos de violência e de abuso. Especialmente na forma de narcisismo maligno, em que o indivíduo exige níveis cada vez maiores de gratificação psicológica. A raiva pode vir com características de paranoia, agressão e sadismo. No entanto, neste ponto, aqueles que se tornaram codependentes e capacitaram o narcisista ter-se-ão provavelmente sacrificado tanto por eles que recuar, ou simplesmente abandonar, pode levar a um ataque direcionado do narcisista.

O narcisista é acometido também, e no mínimo, de uma visão dramática ae sua própria dissonância cognitiva. Tem sido sugerido que o narcisismo se desenvolve a partir de uma interrupção no estágio de desenvolvimento do espelhamento. Os pais podem deixar de refletir com amor a necessidade de afirmação dos filhos. Portanto, alguns usam o termo adaptação narcisista, em vez de narcisismo, porque veem esses padrões comportamentais como ajustes criativos destinados a maximizar o amor e a atenção que recebem numa infância desprovida de apoio estável. O narcisismo surge em reação à irrealidade de um pai esquizofrénico.

Pai de “Donald parecia não ter qualquer necessidade emocional”

A criança tenta isolar-se das mensagens confusas e conflituantes dos pais e isola-se no seu próprio mundo. A recordação de Merry Trump sobre a dinâmica familiar que ela acredita ter levado ao comportamento de Donald reflete esta teoria. A mãe de Trump, que “agia como carente instável e propensa à autopiedade”, “usava regularmente os filhos para consolo, em vez de confortá-los”. “Os problemas de saúde deixaram-na ausente da vida de Donald por longos períodos da sua infância.”

Fred Trump, o pai, “parecia não ter qualquer necessidade emocional”. “Na verdade, era um sociopata de alto desempenho.” Ao agir como cuidador padrão devido à ausência da mãe, “provavelmente Fred prejudicou o desenvolvimento emocional de Donald”. O seu estilo parental envolvia “explosões de raiva a qualquer momento em que sentia carência dos filhos” e, além disso, “impôs a sua filosofia de vida às crianças de que, na vida, só pode haver um vencedor e que todos os outros são perdedores”.

Este ambiente instável e hostil dos seus únicos cuidadores “interrompeu a necessidade de amor e segurança de Donald”. “Provavelmente, desenvolveu certos mecanismos de defesa, como crescente hostilidade e indiferença no tratamento dos pais, de forma a atenuar o facto de os seus cuidadores serem física e emocionalmente negligentes e hostis”, considera Merry.

Também pode interessar-lhe
Trump considerado responsável por agressão sexual sobre colunista E. Jean Carroll

Isto pode ser resumido como “desamparo aprendido, no qual a pessoa aceita que, simplesmente, não pode controlar uma situação”. Donald “aceitou o fato de que não poderia ter as suas necessidades emocionais correspondidas”. E assim, “agiu como se não tivesse qualquer necessidade de emoção”. O que, “naturalmente, chamou a atenção do pai, que valorizava as tomadas de decisão implacáveis e sem qualquer esboço de emoção”.

Fred Trump era para o filho quem validava, encorajava e defendia as coisas sobre Donald. E terá isto que o tornou “essencialmente desagradável”. “E foram em parte o resultado direto dos abusos de Fred, que causou um curto-circuito na capacidade de Donald desenvolver-se e experimentar todo o espectro da emoção humana, a sua capacidade de ser sua própria pessoa.”

Em vez de “uma extensão das ambições do pai, tornou-se severamente limitado”. Donald “raramente seria responsabilizado ou desafiado por Fred, a única figura de autoridade com quem se importava”. “Roubava brinquedos, recusava-se a ajudar em casa e nunca admitia que estava errado.” Aos 12 anos, “o lado direito da boca de Donald estava constantemente curvado num sorriso de escárnio”, algo que o irmão viria a considerar “o grande ‘eu sou'”.

Qualificações académicas forjadas para ingressar da universidade

Para ser aceite na Universidade da Pensilvânia, Trump forjou qualificações e usou o dinheiro do pai para criar a sua imagem como mestre crescente do universo nos círculos da elite de Manhattan. Fred assistia, à parte, sabendo da capacidade do filho para autopromover-se descaradamente como bom investimento para divulgar a marca Trump, satisfazendo, assim, as suas próprias ambições que nunca foi capaz de realizar.

O The New York Times relatou extensivamente o quanto esse investimento lhe custou. Não importa quantas falências, investimentos fracassados ​​e problemas legais em que se metesse, Donald foi sempre socorrido pelo pai. E isto ensinou-lhe que mesmo num fracasso absoluto, nunca precisaria de mudar realmente porque sairia invariavelmente ileso. Esta aparente imunidade funcionou para a sua imagem, elevando-o ao status de empresário experiente e tenaz, obscurecendo o facto circular de que Donald era considerado um sucesso porque era um sucesso.

Esta foi uma premissa que ignorou uma realidade fundamental: não tinha alcançado nem poderia alcançar o que lhe era atribuído. Apesar disto, o seu ego agora solto tinha de ser alimentado continuamente, não apenas pela família, mas por todos os que se cruzavam com ele. É daqui, em parte, que surge o slogan de campanha onde o novamente significa uma história de regresso a um tempo desconhecido onde a América já foi grande – “Tornar a América Novamente Grande”.

Para ler mais tarde
Trump diz que será candidato a Presidente dos EUA mesmo se for condenado

A magnificência que distrai da história de regresso ofusca o seu próprio núcleo – o de que talvez alguém esteja a regressar a algo que talvez não seja assim tão grande. Mary Trump conclui que os mecanismos de defesa de Donald na infância “são tão prevalentes então como hoje – o que é evidente na utilização de superlativos, no seu comportamento anti-social, na incapacidade de encontrar falhas em qualquer uma das suas ações e na elevada opinião que tem de si próprio”.

“Donald é hoje o mesmo que era aos três anos de idade – incapaz de crescer ou de evoluir, incapaz de regular as emoções, de moderar as suas respostas ou de absorver e sintetizar informações.” Afirma que “ele sabe que nunca foi amado”. Que, “no fundo, é ilegítimo, mas que o seu frágil ego não consegue simplesmente lidar com esta possibilidade”.

A caracterização de Mary assemelha-se à teoria do narcisista do escritor Sam Bachmann, também ele narcisista. A de que “perderam um verdadeiro Eu, o núcleo da sua personalidade”. Em vez disso, são “reflexos do que lhes trará admiração”. “Não há uma pessoa real lá dentro. Apenas um vazio profundo guardado por ilusões de grandeza e a sempre presente ameaça de raiva.”

“Núcleo emocional da personalidade de Trump é a raiva”

Pode argumentar-se, como muito defendem, que Trump é apenas reativo. Que está a desempenhar o papel de um empresário narcisista. Isto não refuta necessariamente a ideia de que é um narcisista. De acordo com McAdams, Donald Trump “move-se pela vida como um homem que sabe que está sempre a ser observado”. “E se ele se comporta apenas como se estivesse a ser observado, pouco importa se os seus motivos internos são de alguma forma diferentes”. A persona que cerca este vazio interior pode ser o que quiser na televisão, mas pode tornar-se cada vez mais perigosa quando lhe é conferida a oportunidade de tomar decisões políticas com impacto na vida das pessoas.

De acordo com Barbara Res, vice-presidente formal da construção de uma Trump Tower, “o núcleo emocional da personalidade de Trump é a raiva”. O que é evidente na sua preocupação com o controlo social. Tal como o seu uso do humor, isto é feito regularmente à custa dos outros. Muitas das suas ações como presidente parecem ser baseadas em queixas pessoais e raiva. As suas afirmações raivosas de que foi tratado pior do que qualquer outro presidente refletem perfeitamente a história do próprio Narciso, que pergunta às árvores se alguém sofreu mais do que ele já sofreu, na tentativa de dar superioridade ao seu próprio sofrimento.

Para ler depois
Trump e os 9 dados marcantes do dia histórico em que um presidente dos EUA foi a tribunal

A raiva nos líderes é algo que satisfaz os impulsos daqueles que os psicólogos identificam como tendo personalidades autoritárias. Os que possuem uma personalidade autoritária “tendem a aderir à tradição e às normas morais, bem como a submeter-se às autoridades que personificam essas normas”. Também tendem a exibir antipatia por grupos externos. Na Era moderna, uma personalidade assim tende a aparecer naqueles que têm preconceitos contra gays, imigrantes e minorias raciais. Expressam suspeitas em relação às Humanidades e às Artes e exibem rigidez cognitiva e sentimento militarista.

Estas personalidades tendem a apoiar líderes fortes, devido ao medo da insegurança acima de tudo. Assim, indivíduos como Trump, que demonstram uma confiança vergonhosa no comportamento, trazem uma sensação de segurança e estabilidade aos que temem a aproximação de grupos externos. Isto é ainda mais expresso no sentimento aparentemente crónico de repulsa de Trump.

Como escreve McAdams, Trump “parece sentir mais nojo, ou pelo menos dizer que o sente, do que a maioria das pessoas”. Apela consistentemente a um “antigo medo de contágio, seja a sua repulsa por germes ou por fluidos corporais femininos”. “Isto explicaria igualmente por que os norte-americanos extremamente religiosos apoiariam alguém com um passado tão hedonista e desbocado”.

A sua promessa de pureza e segurança do outro “substitui as preocupações mais superficiais para com a promiscuidade e a maldição”. A relação que tem para com os apoiantes “é paralela ao conceito de codependência que emerge na literatura sobre narcisismo”. A codependência “é uma tendência para agir de maneira passiva e controlada e envolver-se em relacionamentos de cuidado excessivo”.

Para o narcisista, um facto é um facto apenas porque acredita que o é

Os narcisistas são considerados um íman para o codependente. “Projeta estabilidade, confiança e um sentimento de pertença, com a condição de que os codependentes mantenham o seu suprimento narcisista.” Uma das formas mais eficazes para os codependentes satisfazerem esta condição “é envolverem-se na realidade do narcisista”.

Por norma, as crenças são consideradas apenas verdadeiras quando são apoiadas por factos. Em vez disso, “o narcisista insiste que algo é um facto quando corresponde à sua crença.” Assim, o narcisista é colocado num papel “incrivelmente poderoso como árbitro da verdade”. Como afirma Elliott Cohen, “a desordem, portanto, reside numa deformidade epistemológica, num colapso das construções comuns de verdade e falsidade que tornam possíveis relacionamentos interpessoais satisfatórios”.

Se o objetivo fundamental do narcisista é ter a sua grandeza reconhecida, “certos aspetos da realidade devem ser descontados”. “São incapazes de aceitar que ninguém é perfeito, que todos têm falhas e que podem estar errados.” O fim de uma relação “é sempre culpa do outro”, os críticos “são perdedores ciumentos”, as eleições perdidas “são eleições fraudulentas”.

“Tudo isto decompõe-se num medo essencial da própria realidade. O medo desempenha um papel central. Medo “da realidade”, medo “da verdade sobre si mesmo e da sua falibilidade”, medo “da separação”. Os medos perpetuam a condição. Ficam no caminho como pedras “para a sua aceitação e tratamento”. “O narcisista é fundamentalmente uma vítima dos seus próprios medos, o que parece tão terrível e avassalador que está infinitamente fora de questão.”

Para ler mais tarde
Donald Trump declara-se inocente de 34 acusações criminais

O narcisista “está perdido num labirinto não reconhecido da sua própria modelagem não reconhecida”. “Pode tornar-se tão bem-sucedido em fingir e enganar que perde a capacidade de detetar as próprias mentiras, o que pode levar a um prejuízo no que se chama de metacomunicação, a capacidade de compreender as intenções por trás da linguagem dos outros.”

Esta é também uma razão pela qual o tratamento do narcisismo “é tão difícil, pois o terapeuta terá dificuldade em desenvolver qualquer diálogo coerente com o paciente”. Ao contrário da maioria dos narcisistas, Trump “recebeu realmente as ferramentas do Estado”, sendo o Estado aquele que o sociólogo Max Weber declarou que “detém o monopólio do uso legítimo da força”.

“Ele [Donald Trump] usou esse poder para construir a sua própria realidade. Serviu-se dos mecanismos políticos mais eficazes – que são geralmente utilizados para promover certas ideologias, seja por meio dos, de comícios de campanha ou de declarações oficiais do Governo.” Com estas ferramentas, “anunciou um mundo em que só ele é o vencedor”.

As suas afirmações egoístas sobre fraudes eleitorais foram comemoradas pelos seus partidários. E através de “ações mesquinhas, como negar cuidado e incitar à violência”, distanciou-se ainda mais do facto de que “a sua busca pela admiração universal é fútil”. A conceção fantástica de Donald Trump de si mesmo como o árbitro da realidade “espalhou-se tão rapidamente quanto a pandemia em que ele foi tão incompetente a administrar”.

“O maior criminoso da História da Humanidade”

O linguista e ativista político Noam Chomsky classificou recentemente Donald como “o maior criminoso da História da Humanidade”. Afirmou no entanto que Mao, Stalin e Hitler eram “todos monstros”, mas argumenta que “nenhum tentou destruir toda a vida humana organizada”. “As políticas ambientais de Trump, a destrutividade mesquinha e o interesse relatado no uso de armas nucleares” são suficientes para Chomsky justificar o seu rótulo.

Os assassinos do século XX, embora partilhassem o perfil narcisista e desagradável de Trump, promoviam ainda assim a ideia de que estavam a ser guiados por uma necessidade histórica. Por algo maior do que eles mesmos. Isto foi provavelmente útil para motivar outras pessoas a fazer o trabalho sujo deles, convencendo gente como Adolf Eichmann, por exemplo, a agir de tal forma que o fuhrer, se conhecesse suas ações, as aprovaria.

Com a força convincente da história ao lado do Estado, quem seriam eles para julgar? Trump “difere destes ditadores em grande parte devido à sua vontade não submetida”. “Não tem nenhuma força orientadora, nenhuma grande estratégia, nenhum impulso fundamental além da promoção fútil da sua própria grandeza – o que é, simultaneamente, a sua maior força e a sua maior fraqueza.”

Como trunfo, “criou o narcisismo politizado com sucesso, promoveu e consolidou uma ideologia na qual ele é o único árbitro da verdade e o único vencedor”. “O facto de o conservadorismo partidário do país se ter mostrado um veículo útil e disposto ao trumpismo está longe de ser um choque.” O trumpismo é uma ideologia que existe apenas para sustentar a sua própria fantasia através da lealdade inquestionável dos seus apoiantes codependentes. “Ao contrário das utopias pervertidas – oferecidas por nazis e comunistas –, o trumpismo oferece nada mais do que um futuro onde Trump é o melhor e o maior. O trumpismo existe para servir apenas uma pessoa.”

Para ler também
Tribunal multa Trump por procurar “vingança” política em queixa judicial

Donald Trump “pode, de fato, ser o melhor narcisista de todos os tempos”. Mas mesmo o narcisismo na sua forma mais bem-sucedida “tem limites”. O mito do narcisista é o de um jovem que, incapaz de atingir o seu próprio reflexo, morre afogado. “Esta é a história trazida à tona em Moby Dick, de Hermann Melville – o clássico em que o obsessivo capitão Ahab busca vingança contra uma baleia que lhe arrancou a perna. “Ahab parece ciente da sua incapacidade de compreender o mundo que o rodeia, bem como o vazio dentro de si próprio, o desejo de poder e o propósito.”

Este desejo frustrado de preencher esse vazio – de fazer uma ponte entre o seu Eu real e o seu Eu desejado ou ideal – “consome-o a ponto de se autodestruir”. “O foco dos narcisistas e das energias de Ahab em apenas uma ideia manifesta, na verdade, a intensidade desse desejo universal de ter poder e propósito. Pois sua megalomania está a apenas um passo de qualquer um que queira algo tão intensamente que simplesmente não desiste. Este impulso para preencher o vazio, a nível político e espiritual individual, é universal.”

As reflexões de Ismael de que todos nós vemos este inapreensível fantasma da vida em todos os rios e oceanos “é um reflexo da mente e da imaginação”. “Narciso a alcançar a imagem na água expressa o desejo de atingir a sua própria fantasia. Simboliza o desejo muito humano de ser capaz de encontrar legitimidade na nossa perceção, de apreender algo sólido e verdadeiro, em vez de andar às voltas sobre si mesmo.”

Assim, “os Eu reais de Narciso e de Ahab morreram afogados no nessa fantasia do Eu ideal”. O narcisismo está “enraizado no impulso de capturar o reflexo indescritível na água”. E Trump chegou certamente “perto de conter com sucesso a sua própria fantasia de grandeza”. Muitos acham engraçado o fato de Donald Trump ter de usar as duas mãos para segurar um copo quanto toma água, mas “talvez esta seja uma imagem adequada de que até ele luta para suportar o fardo total em que a sua fantasia pervertida se tornou.

Junte-se a nós no Facebook

Impala Instagram


RELACIONADOS