Crescimento da economia acima das expectativas dá confiança no futuro

O ministro da Economia, António Costa Silva, disse hoje que Portugal “está sempre a desmentir as projeções mais pessimistas” e que o crescimento da economia acima das expectativas dá confiança no futuro, marcado por tensões geopolíticas.

Crescimento da economia acima das expectativas dá confiança no futuro

“Penso que as notícias são muito positivas para Portugal e para a economia portuguesa, todos os indicadores revelam um crescimento acima de todas as expectativas que existiam, incluindo as expectativas do Governo”, afirmou o ministro da Economia e do Mar, em declarações à Lusa após a divulgação dos dados do PIB em 2023 pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, a economia portuguesa cresceu 2,2% em termos homólogos e 0,8% em cadeia no último trimestre de 2023, escapando à recessão técnica, tendo garantido um crescimento do PIB de 2,3% para a totalidade do ano.

Já as exportações diminuíram 1,9% e as importações caíram 5,4% no quarto trimestre de 2023 face ao mesmo período de 2022, enquanto o indicador de clima económico, que reflete as expetativas das empresas, aumentou entre novembro e janeiro, invertendo o movimento descendente observado entre julho e outubro, tendo também aumentado o indicador de confiança dos consumidores.

“A economia portuguesa está sempre a desmentir as projeções mais pessimistas e mais catastrofistas”, salientou o ministro, que quis deixar “uma mensagem de grande serenidade e confiança no futuro”.

Costa Silva destacou, entre outros setores, o desempenho do turismo, que atingiu receitas ‘recorde’ de 27.000 milhões de euros no ano passado, bem como o da indústria metalomecânica, que ficou 5% acima das exportações registadas em 2022, e o da indústria de complementos, que cresceu 10%.

Quanto ao investimento, que observou um decréscimo em 2023, Costa Silva realçou que o investimento direto estrangeiro reportado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep) atingiu cerca de 3.500 milhões de euros, “significativamente acima” do ano anterior.

“Se nós continuarmos com aquilo que perspetivamos para 2024, que é o declínio da inflação, […] e se for conjugado com o declínio das taxas de juro do Banco Central Europeu, pode-se perspetivar notícias bastante positivas para a economia em 2024”, apontou o governante.

Para este ano, o ministro da Economia apontou como elementos que causam “alguma preocupação” as três guerras simultâneas que estão a ocorrer e a estagnação económica na Alemanha.

MPE // JNM

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS