Crescente Vermelho diz que Israel não permite entrada de ajuda por Kerem Shalom

O Crescente Vermelho Palestiniano relatou hoje à agência Efe que o Governo israelita continua a proibir a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza através da sua fronteira, Kerem Shalom, ao contrário do que anunciou.

Crescente Vermelho diz que Israel não permite entrada de ajuda por Kerem Shalom

Fonte do Crescente Vermelho Palestiniano, destacado na província do Sinai do Norte, perto da fronteira com Gaza, revelou à agência de notícias espanhola que 79 camiões com ajuda humanitária entraram hoje em Israel em direção à passagem de Kerem Shalom, onde foram inspecionados pelas autoridades israelitas, mas não foram autorizados a entrar.

Contactado pela Efe, o Exército israelita não quis comentar o assunto.

Hoje, o Governo israelita confirmou a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza pela primeira vez através da passagem Kerem Shalom, como já tinha anunciado a agência israelita responsável pela gestão dos territórios palestinianos ocupados.

A aprovação desta abertura aconteceu na sexta-feira e em causa está a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza através de uma nova passagem, que se juntaria assim à assistência prestada durante várias semanas através da passagem de Rafah, na fronteira entre o Egipto e o enclave palestiniano.

“A partir de hoje, os camiões de ajuda da ONU [Organização das Nações Unidas] passarão por controlos de segurança e serão direcionados diretamente para Gaza através de Kerem Shalom para cumprir o nosso acordo com os Estados Unidos”, anunciou o órgão do Ministério da Defesa de Israel responsável pelos assuntos civis palestinianos (COGAT) na rede social X.

“Isto aumentará o volume diário de ajuda humanitária que entra em Gaza para ser entregue à população”, acrescentou.

SVF (PFT) // JPS

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS