Greves na CP com fortes perturbações nos comboios até 14 de maio

A CP – Comboios de Portugal alertou hoje para a possibilidade de “fortes perturbações na circulação”, a partir de quarta-feira e até 14 de maio, devido a greves convocadas por vários sindicatos, de acordo com um aviso publicado pela operadora.

Greves na CP com fortes perturbações nos comboios até 14 de maio

“Uma vez que não foram definidos serviços mínimos pelo Tribunal Arbitral do Conselho Económico Social, a CP não garante a circulação de comboios sobretudo nos dias 7, 8 e 9 de maio”, indicou a transportadora ferroviária. A CP prevê, assim, fortes perturbações na circulação naqueles dias, “com especial impacto entre os dias 7 e 13 de maio”.

A greve entre os dias 7 e 8 de maio foi convocada pela Associação Sindical das Chefias Intermédias de Exploração Ferroviária (ASCEF), a Associação Sindical Independente dos Ferroviários da Carreira Comercial (ASSIFECO), a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS), o Sindicato Nacional dos Transportes Comunicações e Obras Públicas (FENTCOP) e o Sindicato Nacional dos Ferroviários do Movimento e Afins (SINAFE).

Foi ainda convocada pelos sindicatos Nacional Democrático da Ferrovia (SINDEFER), Independente dos Trabalhadores Ferroviários das Infraestruturas e Afins (SINFA), Independente Nacional dos Ferroviários (SINFB), Nacional dos Trabalhadores dos Transportes e Indústria (SINTTI), Independente dos Operacionais Ferroviários e Afins (SIOFA), Nacional de Quadros Técnicos (SNAQ), Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF), dos Transportes Ferroviários (STF) e dos Trabalhadores do Metro e Ferroviários (STMEFE).

Foi ainda convocada uma paralisação pelo Sindicato dos Maquinistas (SMAQ) para os dias 7 e 8 de maio, e entre 7 e 14 de maio pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI). A CP lembrou “aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional” que permitirá “o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua troca gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe”.

Este reembolso ou troca podem ser efetuados ‘online’ “até aos 15 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do cliente, ou nas bilheteiras”. Passado este prazo, e até 10 dias após terminada a greve, indicou, “pode ser pedido o reembolso através do preenchimento do formulário de contacto ‘online’ ‘reembolso por atraso ou supressão’, com o envio da digitalização do original do bilhete”.

Impala Instagram


RELACIONADOS