Costa destaca aumento do salário mínimo, das pensões e descida do IRS em 2024

O primeiro-ministro considera que em 2024 vai haver um aumento do rendimento das famílias, destacando as subidas do salário mínimo, das pensões, de um conjunto de prestações sociais e a descida do IRS.

Costa destaca aumento do salário mínimo, das pensões e descida do IRS em 2024

“Em 2024, o rendimento das famílias vai continuar a melhorar”, escreve António Costa em mensagens que publicou hoje, véspera de Ano Novo, na sua conta na rede social X (antigo Twitter).

“O salário mínimo nacional aumenta para 820 euros, o maior aumento de sempre; as pensões são atualizadas entre 5% e 6%, acima da inflação; e a diminuição do IRS continua e abrange todos os rendimentos”, sustenta o líder do executivo.

Na sua mensagem, o primeiro-ministro, que se demitiu deste cargo no passado dia 07 de novembro, aponta também que o seu Governo, que se encontra em gestão, antecipou “em dois anos o aumento do complemento solidário para idosos “para que todos os pensionistas tenham o seu rendimento acima do limiar de pobreza”.

“O abono de família tem um aumento de 22 euros por mês e o valor de referência da garantia para a infância passa para 122 euros por mês”, refere.

Também segundo António Costa, o IRS Jovem “é reforçado, passando a ser 0% no primeiro ano de trabalho”.

“Os estudantes até 23 anos passam a ter o passe gratuito. É criado o prémio salarial de 697 euros ou 1.500 euros para os primeiros anos de trabalho de licenciados e mestres”, assinala ainda o líder do executivo.

 

PMF // FPA

Lusa/Fim

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS