Coronavírus: Empresas têm mais 3 meses para primeiro Pagamento Especial por Conta

O Governo anuncia o adiamento do prazo para as empresas fazerem o primeiro Pagamento Especial por Conta, de 30 de março para 30 de junho, uma medida para apoio às empresas que sejam afetadas pelo coronavírus.

Coronavírus: Empresas têm mais 3 meses para primeiro Pagamento Especial por Conta

As medidas adicionais para minimizar o impacto económico da epidemia de Covid-19 foram hoje apresentadas na reunião extraordinária da Comissão Permanente de Concertação Social, depois de ouvidas as associações patronais e as confederações empresariais, que expressaram as suas preocupações, nomeadamente sobre encomendas e abastecimentos, provenientes de todo o mundo, e o eventual absentismo dos seus trabalhadores.

“Serão prorrogados o prazo de pagamento do primeiro Pagamento Especial por Conta de 30 de março para 30 de junho; da entrega do Modelo 22 do IRC para 31 de julho; e do primeiro pagamento por conta do IRC de 31 de julho para 31 de agosto”, lê-se no documento distribuído aos jornalistas.

LEIA DEPOIS
Ator sueco Max von Sydow morreu aos 90 anos

O Governo decidiu ainda reforçar os gabinetes do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), da Segurança Social, do Ministério da Agricultura e do Turismo de Portugal, aos quais as empresas podem recorrer para esclarecimentos sobre os apoios disponíveis. “O Governo encontra-se também a avaliar medidas de apoio ao relançamento da atividade, designadamente no âmbito do apoio à promoção externa”, refere o documento.

Governo duplica linha de crédito para apoio às empresas para 200 milhões de euros

O Governo vai duplicar de 100 para 200 milhões de euros a linha de crédito para apoio à tesouraria das empresas, sendo uma das medidas para minimizar o impacto do novo coronavírus que foram hoje anunciadas aos parceiros sociais. O Governo reforçou hoje as medidas para para mitigar o impacto económico da epidemia e diminuir o esforço de tesouraria nos próximos meses. A linha de crédito destina-se a micro, pequenas e médias empresas, tem a comissão de garantia totalmente bonificada e estará disponível a partir de dia 12.

LEIA MAIS
Marcelo Rebelo de Sousa de quarentena Presidente da República faz parte do grupo de risco. Saiba porquê
Coronavírus: Noventa alunos em quarentena nas residências da Universidade do Minho

Impala Instagram


RELACIONADOS