Conselho Europeu dá ‘luz verde’ à abertura de negociações de adesão com Bósnia

O Conselho Europeu, hoje reunido em Bruxelas, aprovou a abertura de negociações formais de adesão com a Bósnia-Herzegovina, anunciou o presidente da instituição, sublinhando que o lugar de Sarajevo é na “família” da União Europeia (UE).

Conselho Europeu dá 'luz verde' à abertura de negociações de adesão com Bósnia

“O Conselho Europeu acaba de decidir abrir negociações de adesão com a Bósnia e Herzegovina. Parabéns! O vosso lugar é na nossa família europeia”, anunciou Charles Michel, numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

De acordo com o presidente do Conselho Europeu, “a decisão de hoje constitui um passo fundamental na caminhada [de Sarajevo] rumo à UE”.

“Agora é necessário continuar o trabalho árduo para que a Bósnia-Herzegovina avance de forma constante, como é desejo do vosso povo”, adiantou.

Em meados de março, a Comissão Europeia propôs ao Conselho (ao nível dos Estados-membros, ao qual cabe tomar a decisão) a abertura de negociações formais de adesão à UE com a Bósnia-Herzegovina.

O executivo comunitário argumentou que Sarajevo já tinha “nível necessário de conformidade com critérios de adesão” à União Europeia.

Na altura, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sublinhou que Sarajevo deu “passos impressionantes” e está agora “totalmente alinhado” com os requisitos impostos por Bruxelas.

ANE/AFE // PDF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS