Conselheiro de Biden e alto funcionário chinês abordam Taiwan em reunião nos EUA

Um dos principais conselheiros do Presidente dos EUA para a política externa, teve uma reunião “franca”, em Washington, com um diplomata chinês Liu Jianchao, para manter “abertas” as linhas de comunicação entre as duas potências, tal como acordado em novembro entre Joe Biden e o Presidente chinês, Xi Jinping

Conselheiro de Biden e alto funcionário chinês abordam Taiwan em reunião nos EUA

Pequim, 11 jan 2024 (Lusa) — Jon Finer, um dos principais conselheiros do Presidente dos EUA, Joe Biden, para a política externa, teve na quarta-feira uma reunião “franca”, em Washington, com o diplomata chinês Liu Jianchao, para abordar várias questões, incluindo Taiwan.

O encontro, que não foi anunciado previamente, visa manter “abertas” as linhas de comunicação entre as duas potências, tal como acordado em novembro, durante uma reunião na Califórnia entre Biden e o Presidente chinês, Xi Jinping.

Em comunicado, a Casa Branca descreveu como “francas” e “construtivas” as conversações entre Finer, que é o ‘número dois’ do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, e Liu, que dirige o Departamento de Ligação Internacional do Partido Comunista da China, responsável por manter contactos com outros partidos e organizações estrangeiras.

Finer e Liu discutiram vários desafios regionais e globais, incluindo o Médio Oriente, a guerra na Ucrânia e as tensões sobre o Estreito de Taiwan, segundo a mesma nota.

O conselheiro norte-americano sublinhou a Liu a “importância da paz e da estabilidade” em torno do Estreito de Taiwan e do Mar do Sul da China, por onde passa grande parte do comércio mundial.

Os dois lados reafirmaram também a vontade de manter abertas as comunicações entre as duas potências e de avançar na aplicação de alguns dos acordos alcançados entre Biden e Xi na cimeira de novembro, na Califórnia.

Os líderes acordaram então combater o tráfico de fentanil e reabrir os canais de comunicação militar, numa tentativa de evitar que a tumultuosa relação entre as duas potências descambe para um conflito aberto.

O fentanil, um poderoso opiáceo sintético, é responsável por dezenas de milhares de mortes todos os anos nos Estados Unidos.

A droga, fabricada a partir de produtos muitas vezes provenientes da China, é, segundo Washington, introduzida nos Estados Unidos por cartéis mexicanos.

À margem da reunião entre Finer e Liu, o secretário de Segurança Interna dos EUA, Alejandro Mayorkas, e o ministro chinês da Segurança Pública, Wang Xiaohong, realizaram uma reunião virtual na quarta-feira, na qual discutiram o tráfico de droga, informou o Departamento de Segurança Interna norte-americano, em comunicado.

 

JPI // VQ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS