Congresso dos EUA admite ausência de novo apoio à Ucrânia até ao final do ano

Os líderes do Senado, a câmara alta do Congresso dos Estados Unidos, admitiram que não vão aprovar um novo pacote de apoio militar à Ucrânia, até ao final de 2023

Congresso dos EUA admite ausência de novo apoio à Ucrânia até ao final do ano

“Os negociadores ainda estão a trabalhar em algumas questões e esperamos que os seus esforços permitam ao Senado agir rapidamente (…) no início do próximo ano”, afirmaram o democrata Chuck Schumer e o republicano Mitch McConnell, numa declaração conjunta divulgada na terça-feira.

A Casa Branca alertou na segunda-feira que os EUA têm fundos para apenas mais um pacote de ajuda à Ucrânia este ano, enquanto o Congresso norte-americano continua a bloquear um novo apoio militar a Kiev.

“Só nos resta um envelope de ajuda” antes que os fundos dedicados à Ucrânia esgotem, sublinhou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional norte-americano.

John Kirby escusou-se a especificar o montante deste novo pacote de ajuda, que é esperado durante o mês de dezembro.

O Congresso dos Estados Unidos comprometeu-se com mais de 110 mil milhões de dólares (100 mil milhões de euros), desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022, mas os congressistas republicanos estão a bloquear um importante pacote de ajuda, exigindo grandes mudanças na política de migração dos EUA, incluindo medidas mais rígidas na fronteira com o México.

Poucos dias antes da pausa nos trabalhos no Congresso, os legisladores aprovaram um orçamento de defesa para 2024, libertando assim 300 milhões de dólares (247 milhões de euros) para Kiev, um montante mínimo em comparação com os 61 mil milhões de dólares (56 mil milhões de euros) solicitados pela Casa Branca.

Kirby instou o Congresso a “agir sem demora” para evitar o fim do envio de ajuda: “É claramente do nosso interesse nacional e a nossa ajuda é essencial para que a Ucrânia possa continuar a luta pela liberdade”.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, “está preparado para negociar de boa-fé e com compromisso”, garantiu ainda Kirby.

A chamada “Lei de Autorização de Defesa Nacional”, num valor equivalente a 805,8 mil milhões de euros — que se aplica ao atual ano fiscal, que começou em 01 de outubro -, foi aprovada na quinta-feira na Câmara dos Representantes (câmara baixa), depois de ter recebido luz verde do Senado na quarta-feira.

No entanto, a maior parte da ajuda militar a Kiev continua travada no Congresso, com os republicanos a bloquear um pacote orçamental de emergência enviado por Biden.

Esse pacote é de 106 mil milhões de dólares (96,4 mil milhões de euros) e inclui 61 mil milhões de dólares (55,4 mil milhões de euros) para a Ucrânia e 15 mil milhões de dólares (13,6 mil milhões de euros) para Israel, mas os republicanos exigem a aplicação de uma política de imigração mais restritiva em troca da aprovação.

VQ (DMC/MYMM) // EJ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS