Comissário europeu espera que Portugal mantenha “bons resultados” da economia

O comissário europeu da Economia salientou hoje que Portugal tem tido “muito bons resultados” ao nível económico e disse esperar que isso “se mantenha”, apesar das dificuldades em Portugal formar Governo, dadas as eleições legislativas de domingo.

Comissário europeu espera que Portugal mantenha

“Estamos sempre confiantes relativamente ao Governo [português] e não estamos a comentar os resultados das eleições nacionais. Portugal tem tido muito bons resultados nos últimos anos e espero que assim se mantenha”, declarou Paolo Gentiloni, falando à imprensa a propósito da reunião do Eurogrupo, em Bruxelas.

A questão estava relacionada com os alertas hoje feitos sobre as dificuldades que o país pode enfrentar para a implementação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), dada a maior fragmentação parlamentar e as dificuldades em formar Governo.

Hoje mesmo, a agência de notação financeira DBRS alertou para o risco de um parlamento bloqueado em Portugal e de um governo instável poder dificultar a implementação do PRR, não descartando novas eleições antecipadas.

Num comentário a que a Lusa teve acesso, a agência de notação financeira destaca que os resultados eleitorais das legislativas de domingo sugerem um cenário complicado para a governabilidade e estabilidade do próximo governo, uma vez que os partidos de centro-direita venceram as eleições por uma pequena margem.

A Aliança Democrática (AD) venceu as eleições legislativas de domingo, com 29,49% dos votos e 79 deputados, contra os com 28,66% e 77 deputados alcançados pelo PS, quando ainda falta atribuir os quatro mandatos do círculo da emigração.

O Chega quadruplicou o número de deputados para 48, com 18,06% dos votos.

A IL conquistou oito deputados (5,08%), o BE manteve os cinco deputados (4,46%), a CDU diminuiu o número de deputados face a 2022 para quatro (3,3%).

O Livre vai formar pela primeira vez grupo parlamentar, tendo conseguido alcançar quatro deputados (3,26%), enquanto o PAN mantém-se com um deputado (1,93%).

ANE // PSC

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS